Qualidade em serviços: com aumentar com o PDCA

Sempre pensando na qualidade em serviços, apresentamos a você mais uma ótima ferramenta de gestão: a metodologia ou ciclo PDCA. Como o que não falta nesse mundo de empreendedorismo e gestão são siglas – vide a PMOC, que já comentamos por aqui -, temos agora mais uma. PDCA quer dizer, em inglês, PLAN–DO–CHECK–ACT ou PLAN-DO-CHECK-ADJUST (Planejar-Fazer-Verificar-Agir ou Planejar-Fazer-Verificar-Ajustar, na tradução livre).

O PDCA é uma técnica de gestão interativa que conta com quatro passos (Planejar-Fazer-Verificar-Agir ou Planejar-Fazer-Verificar-Ajustar) com os objetivos: .

•  Visa melhorar processos e produtos de forma contínua;
  • Por meio dessa metodologia, as empresas conseguem aperfeiçoar os processos;
  • Identifica problemas, suas causas e, principalmente, as soluções;
  • É uma ferramenta que auxilia na melhor da qualidade em serviços.

É um ciclo, logo, teremos atividades recorrentes

A metodologia PDCA é um ciclo. Traz para o gestor a responsabilidade e a obrigação de desenvolver um projeto com atividades que devem ser planejadas e recorrentes. Sim, é um trabalho eterno, sem fim.

Começa pelo “P”, de planejamento, que é quando se deve pensar na parte estratégica, analisando informações. Depois, como a sigla manda, vamos para o “D”, de “Do”, fazer em inglês, que é quando se coloca em prática o que foi planejado no momento anterior.

Com tudo executado, continuemos seguindo nossa nova conhecida e amiga sigla. Com isso, vamos para o “C”, de check, que é quando o que foi executado deve ser checado. É hora de avaliar as ações e, na sequência, partir para o “A” – que pode ser “act” ou “adjust”. Sendo necessária alguma ação ou algum ajuste, de forma a corrigir problemas ou divergências.

A melhora da gestão traz qualidade em serviços

Agora que já entendemos como funciona cada letrinha do PDCA, vamos explicar um pouco mais como cada ciclo deve ser feito.

#P – Plan ou planejar: Como o nome já diz, é hora de planejar! Faça um belo plano, bem desenhado e desenvolvido dentro das diretrizes e políticas da empresa. A ideia é desenvolver esse plano e resolver os problemas identificados. Não se esqueça que a ideia é focar na qualidade em serviços oferecidos.

Mas e como planejar tudo isso? Tenha em mente três fases:

1. Saiba quais são seus objetivos;
  2. Escolha bem o caminho para atingi-los;
  3. Selecione o melhor método para que isso aconteça.

#D – Do ou fazer – O planejamento está pronto, detalhado, líderes definidos. É hora de colocar o plano em prática. Como uma das partes mais importantes do ciclo, é preciso seguir o plano à risca. Não deixe de acompanhar o andamento. Vale lembrar que, pela importância, é necessário treinar os envolvidos, para que apliquem a metodologia com qualidade.

# C – Check ou verificar – Plano feito e executado? É no nosso “C” que vamos analisar os resultados alcançados olhando para todos os dado coletados. A análise pode e deve ser feita enquanto o processo de execução estiver em curso. Essa fase não pode passar batida, pois é aqui que você nota os erros ou falhas.

# A – act / adjust ou agir / ajustar – Enfim, chegamos ao “A”. É a última fase, na qual são tomadas as ações e decisões corretivas com base em tudo que foi analisado e verificado. Com tudo visto e anotado, volte três casinhas, à fase 1, e retome todo o processo. Por isso que essa metodologia é um ciclo e não deve ser mantida a fim de melhorar os processos e a qualidade em serviços.

Gestão é tudo, marinheiro!

Como em uma embarcação, o Capitão – você, no caso – é sempre o último a deixar o barco. Então, como bom gestor, tenha sempre em mãos as melhores ferramentas possíveis para gerir sua empresa. Algumas, como a PDCA, são gratuitas e podem fazer muito para que se melhore a qualidade em serviços, produtos e processos.

A tecnologia está presente e oferece uma série de soluções interessantes para os diferentes pontos da gestão. O Field Control, por exemplo, é um aplicativo para prestadores de serviços externos. As informações disponíveis no sistema podem ajudar e muito no desenvolvido do seu ciclo PDCA. Com ele você  é capaz de acompanhar todo o trabalho em tempo real, aumentando a produtividade da equipe e facilitando a comunicação entre técnicos e gestores. Comece agora a melhorar a gestão da sua empresa. A tecnologia que integra o aplicativo utilizado por técnicos de equipes externas e um sistema web para os gestores foi desenvolvida para aumentar a produtividade. Outro objetivo é elevar a qualidade de serviços prestados no Brasil. Empresas prestadores de serviços dos segmentos de climatização, dedetizadoras, desentupidoras, provedores de internet, manutenção de eletrodomésticos, manutenção de elevadores, segurança eletrônica e telecomunicações estão aptas para o uso.

Não pare por aqui!

Como por aqui não paramos de ajudar, por meio de conteúdos de qualidade, a você melhorar sua empresa e ter ainda mais sucesso, vamos para uma dica que pode ajudar e muito nos seus próximos passos como empreendedor. Já falamos de como fazer pesquisa mercado, de como fazer uma matriz SWOT, sobre fluxo de caixa e reembolsos, além das mais diversas dicas sobre produtividade, em como reter um técnico de equipe externa e até dicas de linguagem corporal para melhor atender a seus clientes.

Quer saber mais sobre gestão empresarial? A Field te indica a leitura do texto: Gestão Empresarial: o que é, como funciona e como aplicar.