Tecnologia nas empresas: a importância na rotina

A importância da tecnologia nas empresas cresceu significativamente nos últimos anos, impulsionada por inovações tecnológicas, como Smartphone e aplicativos, etc.

Os escritórios tradicionais ganharam novas fronteiras e agora clientes e funcionários exigem as ferramentas necessárias para trabalhar quando e onde precisarem.

As empresas que não estão dispostas a adotar a mobilidade empresarial ou o fazem de forma ineficaz, correm o risco de serem ultrapassadas por um concorrente que seja capaz de fornecer a flexibilidade exigida pelo mundo do trabalho moderno.

Há preocupações legítimas quando se trata de gerenciamento de mobilidade no ambiente de trabalho, mas felizmente também existem várias soluções que permitem que as organizações adotem tecnologias inovadoras sem gerar problemas de segurança e outros empecilhos.

Para entender melhor esse movimento, vamos explicar o que é mobilidade empresarial, suas vantagens de aplicar essa tendência.

O que significa implementar tecnologia nas empresas?

Com o surgimento de Smartphone e tablets há alguns anos, a força de trabalho começou a mudar para a tecnologia nas empresas. Aplicativos móveis e mídias sociais também contribuíram para o surgimento da mobilidade corporativa. Especialmente aqueles conectados à computação em nuvem e oferecendo recursos de colaboração móvel.
Entender o que é mobilidade empresarial é particularmente importante entre as empresas. Principalmente para as que dependem de operações de campo e serviços de campo para atender os consumidores finais, bem como nas operações de vendas em campo.

Mas, cada vez mais, a mobilidade está se tornando a norma entre as empresas que historicamente dependiam do tradicional modelo de escritório central.

Desafios associados à mobilidade empresarial

Um estudo da Gartner mostra que a taxa de inovação em dispositivos móveis, software social e computação em nuvem acelera mais rápido do que a taxa de adaptação da empresa. De modo que, as organizações de TI que não se adaptam à mobilidade corporativa, perdem sua relevância.

O estudo também descobriu que as empresas muitas vezes lutam com o gerenciamento de mobilidade ou a gestão das pessoas, políticas e processos.

Como as empresas organizam seus funcionários em silos para melhorar a eficiência, torna-se difícil para essas empresas resolver desafios de mobilidade, porque as soluções geralmente se estendem por vários domínios operacionais.

A ascensão da mobilidade corporativa também viu o surgimento de políticas de BYOD (dispositivo próprio).
Essas políticas colocaram uma série de novos desafios para a TI, à medida que novos problemas de segurança começaram a ocorrer.

Se tiverem sucesso, as políticas de BYOD devem incluir:

  • informações de usuários;
  • unidades de negócios;
  • recursos humanos;
  • recursos jurídicos;
  • equipe de suporte;
  • desenvolvedores de aplicativos;
  • equipe de rede.

As empresas devem perceber que não podem se concentrar em um único problema para resolver os desafios de mobilidade empresarial.
Em vez disso, eles precisam reunir todas as partes interessadas para criar uma mobilidade corporativa verdadeiramente produtiva e eficaz.

Por que abraçar a tecnologia nas empresas?

De acordo com a Global Industry Analysts, o mercado global de mobilidade corporativa alcançará US$ 218 bilhões até 2018. Então, por que a mobilidade é tão popular e o que ela pode fazer pela sua empresa?

Algumas razões principais para abraçar a mobilidade empresarial são:

  • Maior velocidade ou andamento das operações para obter uma vantagem competitiva;
  • Coleta de dados eficiente para que decisões melhores e mais rápidas possam ser tomadas;
  • Relatórios mais rápidos de eventos e KPIs para um público mais amplo, para fornecer consciência situacional completa e promover boas tomadas de decisão e resolução de problemas;
  • Maior produtividade da força de trabalho devido à coleta de dados em tempo real, inteligência artificial e relatórios;
  • Despesas e desperdícios reduzidos devido à alocação ineficiente de recursos;
  • Melhorar a visibilidade para operações e projetos remotos, permitindo melhores decisões baseadas em dados;
  • Fornecer mais colaboração mais rapidamente, com os trabalhadores remotos contribuindo para a tomada de decisões;
  • Lucros mais altos devido a ganhos de eficiência.

10 benefícios específicos da instituição da mobilidade empresarial

Steve Bynghall, pesquisador do Digital Workplace Group, descreve as dez vantagens específicas que ele vê resultantes da mobilidade empresarial:

Portabilidade – Estenda a comunicação digital e a capacidade para todos os funcionários, levando ao engajamento;

Disponibilidade – Aumente a produtividade e forneça informações operacionais críticas em tempo real;

Compartilhamento – Melhore o atendimento ao cliente e incentive a transferência de conhecimento e o aprendizado;

Acesse dados em contexto – Acesse o conhecimento crítico para fornecer melhor atendimento ao cliente e aumentar a produtividade;

Capture dados em tempo real – Acesse a inteligência de negócios em tempo real e obtenha maior produtividade por meio do envolvimento do processo;

Experiência de usuário aprimorada – melhor engajamento e maior adoção entre sua força de trabalho;

Propriedade pessoal de dispositivos – Reduza custos e aumente a adoção e o engajamento;

Independência do sistema – Obtenha eficiência no processo e reduza os custos;

Geolocalização – Melhore o processo e melhore a produtividade;

Câmera embutida – Digitalize dados e grave vídeos e fotos para compartilhamento de conhecimento para processos aprimorados e maior produtividade.

Conexão de equipes

Embora adotar a mobilidade empresarial possa parecer assustador, as soluções móveis de software corporativo ajudam as organizações a conectar equipes inteiras de maneira rápida e fácil.

As melhores soluções de software de mobilidade empresarial permitem que as empresas gerenciem e otimizem melhor os recursos de negócios no campo, incluindo interação direta entre equipe de campo, equipe de escritório e funções de back-office.

Para ter sucesso, no entanto, as empresas precisam de uma política clara de uso aceitável . Além de um plano de gerenciamento de mobilidade para garantir altos padrões de segurança e governança.

O Field Control é um sistema de gerenciamento para prestadores de serviços externos. Com ele o técnico:

  • Recebe as atividades no celular;
  • Preenche checklists;
  • Anexa fotos
  • Colhe a assinatura do cliente, dentre outros.

Toda ordem de serviço fica 100% digitalizada. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como melhorar o gerenciamento dos seus funcionários.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade