Bons técnicos que cumprem as normas da prestadora e têm alto índice de avaliação dos clientes valem ouro. E por que não oferecer uma bonificação? A competitividade do mercado da prestação da serviços está de olho em tudo e também nos seus colaboradores.
E quem não quer ter profissionais de excelência atuando na própria equipe? Desconhecemos.
Se na sua prestadora existe um técnico externo nesse perfil, é preciso muito mais que pagar um salário considerável ao fim do mês.
Agregar valor e fidelidade a esse profissional tão importante para sua empresa fará toda a diferença nas métricas de produtividade e na vida da pessoa.
Para fidelizar seu técnico externo, fique atento a:
1 – A forma como é tratado
Você gostaria de ser tratado de forma desrespeitosa? Quem gosta, não é verdade? Então, trate sempre os técnicos da sua equipe com educação e respeito!
Existem dias que nem todos estarão felizes.
Pois, todo mundo tem seus dias mais tensos. Ainda mais quando problemas de casa interferem no dia a dia da pessoa. Dê espaço e não seja invasivo.
Pergunte se existe algum problema e se pode ajudar de alguma forma.
2 – Salário
O investimento é o salário adequado com a função e responsabilidade que o técnico exerce.
Como reter um técnico talentoso, se a sua empresa não paga um salário adequado que condiz com as habilidades profissionais da pessoa? É preciso rever a folha de pagamento e dar motivos para o colaborador querer fazer parte do seu quadro de técnicos.
3 – Forma de trabalho
Oferecer boas condições de trabalho está entre as formas de retenção de talentos.
Um ambiente limpo, com estrutura física adequada, além de carros em boa condições.
Facilitar o dia a dia com ferramentas que promovem uma melhor comunicação é ponto positivo para a equipe como um todo.
Precisa de ajuda como gerenciar sua equipe? Vem aqui: Gerenciamento de processos na gestão do técnico de campo.
Se a comunicação é um desafio para você, a Field te propõe a leitura:
- Gestão de equipes externas: Comunicação no ambiente de trabalho;
- 6 exemplos reais de falha de comunicação nas empresas e como evitá-los;
- 10 principais problemas de comunicação nas empresas – e 20 soluções!
4 – Investimento
Além disso, o investimento deve ser feito em equipamentos, maquinários, uniformes e outros itens que são necessários para um bom atendimento.
Mas investir em pessoas também. Oferecer cursos de aprimoramento técnico só fará bem a todos!
O técnico irá aprender mais, se sentir valorizado, a empresa estará à frente das demais e o cliente feliz por estar recebendo o melhor atendimento.
Para saber a importância, acesse: Porque investir em treinamento dos técnicos de equipes externas.
5 – Gestão eficiente
O sucesso de uma equipe está na liderança.
Quem é responsável por todo o engajamento da equipe é o gestor, que cria ambiente e condições propícios para que os técnicos possam atender os chamados e exercer nas visitas, um atendimento de excelência para o cliente.
Para promover uma boa gestão, adote ferramentas automatizadas para facilitar os processos e otimizar a produtividade: www.fieldcontrol.com.br.
E não esqueça dos processos padronizados. Você pode começar com um novo modelo de ordem de serviço.
Faça o download: modelo de ordem de serviço para prestação de serviços.
Sobre a bonificação
A bonificação em dinheiro pode ser estipulada a partir de metas atingidas. Uma forma do gestor valorizar é oferecer um “ganho extra” para os técnicos que:
- tiverem avaliação do cliente acima da média;
- aumentou o número de visitas no mesmo período (com a mesma qualidade);
- contribuiu com a correção de erros que impactavam o atendimento e, consequentemente, a produtividade.
E para sair da caixinha de bonificação em dinheiro, há outras formas de demonstrar e gratificar o técnico externo que tanto produz para a prestadora.
No texto Como premiar funcionários: sugestões para PMEs você pode saber como.