Modelo de O.S.

BAIXAR

Como liderar uma equipe? Confira 7 dicas para uma equipe de sucesso

Como liderar uma equipe? Confira 7 dicas para uma equipe de sucesso

O sucesso de uma equipe depende muito da liderança, que está entre uma das tarefas mais desafiadores do empreendedorismo. Não importa o número de integrantes, as tarefas são engajar, alcançar e estipular novas metas e gerir a equipe individualmente e como um todo. Parece assustador, mas não é.  Mesmo a liderança de equipes sendo  uma das funções responsáveis pela produtividade da empresa, é possível realizá-la de forma objetiva. Vou te explicar como fazer, de maneira simples e direta.  As dicas que você vai ler aqui poderão ser implementadas na sua equipe logo após finalizar a leitura. Vamos em frente?

1 – Dê exemplo

Não adianta cobrar sua equipe sobre horários, sendo que o próprio líder não os respeita. Além disso, siga a cultura da empresa, empregando sempre a missão, visão e valores nas suas ações. É muito comum colaboradores praticarem atitudes parecidas com as do líder, pela representatividade. Se houver regras que devem ser seguidas, comece você a praticá-las. Não é porque é o líder será a exceção da regra.

2 – Cumpra suas tarefas com perfeição e dentro do prazo

Como cobrar da sua equipe a entrega de relatórios e demais tarefas, se você próprio não as faz? Além disso, use seu material como exemplo, compartilhe com toda a equipe e mais que isso. Faça reuniões e mostre o que cada membro da equipe fez de melhor nos relatórios, documentos e ações do dia a dia. Você pode integrar o melhor de cada um e criar uma ferramenta incrível para seus clientes. Além de poder eliminar dificuldades que os demais integrantes da equipe tenham.

3 – Faça reuniões de equipes e individuais, mas com moderação

Liderança de equipes usam reuniões como métricas de mensuração de resultados. Mas só agende esse tipo de encontro quando realmente for necessário. Tirar todos os colaboradores das suas ações apenas para cumprir agenda, sem motivo específico, só cria desmotivação. E o pior: perda de tempo, que nos dias de hoje, dependendo da circunstância vale muito mais que ouro. Ainda, agende reuniões com antecedência e em horários que não cause impactos na rotina diária.

As reuniões individuais não servem para intimidar, pelo contrário. É um momento que a pessoa pode receber dicas para evitar possíveis erros que esteja cometendo

4 – Acompanhe o trabalho de cada membro da equipe, mas dê liberdade de criação e produção

Saiba o que seus funcionarem fazem! Muitos líderes não tem noção da rotina diária do seu pessoal. Caso você tenha um superior e tenha que prestar contas sobre as atividades de determinado colaborador, como fará isso?

Acompanhe também o atendimento que a equipe faz com os clientes da empresa. Caso algum colaborador entre em férias ou tenha que faltar, você saberá tudo sobre o que está acontecendo e poderá seguir com o serviço da onde parou. Isso evita os questionamentos ao cliente que pode ter a impressão de falhas na comunicação interna da equipe.

Outro fator é que cada pessoa tem um método de trabalho e organização. Se algum membro da equipe atua de forma diferente do líder, mas tem bons resultados, deixe-o atuar da melhor forma que lhe convém. Limitar as tarefas com amarras e com receitas prontas podem inibir a criatividade e até mesmo fazer com que as pessoas não se sintam aptas a colaborar com o crescimento da empresa.

Liderar pessoas é lidar com diferentes tipos de personalidades, que carregam histórias, criações e emoções diferentes. Antes de ser o membro da sua equipe, ele é um indivíduo com sentimentos, alegrias, angústias e fraquezas.

5 – Conheça a motivação e o que impulsiona as pessoas

Conhecer os propósitos individuais de cada um auxilia com que as pessoas tenha alto desempenho, principalmente, quando o líder as ajudam a encontrar essa meta pessoal. Quando um colaborador está satisfeito pessoalmente, não há nada que impeça que a produtividade seja alta e de acordo com as expectativas da liderança de equipes.

6 – Crie um ambiente harmônico e saiba lidar com conflitos entre os integrantes

Como citei personalidades acima, ter um time que se dê bem logo de cara é bem difícil. Há sempre alguns que acham que um determinado integrante tem privilégios ou é poupado de tarefas sórdidas. Mas isso não pode acontecer. Todos têm que merecer atenção igual. Mesmo que uma pessoa nova demande mais esforço do líder para aprender a tarefa e a se integrar no ambiente, a equipe precisa ser acolhida.

Além disso, há muitos líderes que ficam fora boa parte do tempo, pois tem o cargo de liderança de equipes, mas também agregam outros funções dentro da empresa. Porém, crie maneiras de estar acessível sempre. Telefone, whatsapp e e-mail correspondidos funcionam muito bem.

7 – Líder legal x Mau líder (o que fazer ou não na liderança de equipes)

Como sou um cara legal e quero ver você produzindo cada vez mais, vou citar rapidamente como ser um líder legal e um líder mau:

Líder legal 

O cara parceiro, que auxilia nas tarefas, mesmo que as mais simples. Não é porque você tem um carga superior que não pode executar as tarefas mais básicas. O estagiário está com dificuldade em uma fórmula do excel que você domina? Chame ele para um café e explique como se faz!

Conhece a equipe e sabe quando algum integrante não está bem física ou emocionalmente. Nestas situações tem empatia o suficiente para entender o problema da pessoa;

Incetiva as pessoas a se atualizarem, com indicações de cursos gratuitos, palestras e pagos também;

Está sempre aberto a conversas sobre desempenho, melhorias na gestão e até sugestões de novas tecnologias na empresa como um todo;

Promove o bem-estar da equipe como um todo, incentivando a empresa a sempre investir em novas tecnologias que facilitam o trabalho e demais equipamentos que geram conforto no ambiente;

Mau líder  

Julga as pessoas;

Faz piadas preconceituosas e fora de hora;

Não respeita a individualidade da equipe ;

Expõe o que sabe da vida pessoal dos colaboradores, dando palpites desnecessários e que não lhe convém;

Quando identifica que alguém não está bem fisicamente, impõe mais tarefas como punição.

 

Enfim, meu amigo, a liderança de equipes é um cargo que a pessoa precisa gostar. E muito mais que isso, precisa querer estar naquela posição. Espero ter contribuído um pouco com suas dúvidas. Boa sorte nos negócios e conte sempre com nossas dicas!

A liderança de equipes e a produtividade são fatores relacionados, aproveita que está no nosso blog e leia sobre o assunto: Como aumentar a produtividade da empresa? 

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Modelo de Ordem de Serviço