Como ter uma equipe de alta performance?

Como ter uma equipe de alta performance?

Seria o sonho de todo gestor ter uma equipe de alta performance? Essa meta pode se tornar realidade. Não será da noite para o dia. Sim, somos realistas. No entanto, implementando processos, você poderá ter resultados acima da média.

Você está preparado para mudar a sua realidade?

Se a sua resposta foi SIM, está mais que convidado para seguir aqui com a gente.

E como a Field sempre foca muito no bem-estar das pessoas (do nosso time, clientes, parceiros e amigos), se estique um pouco antes dessa leitura. Não esqueça da água para se hidratar.

Então, vamos seguir em frente. A partir de agora, você terá condições de alcançar resultados surpreendentes!

 

O papel do líder

Em primeiro lugar, o líder precisa ter noção do lugar dele na equipe.  Afinal, sem uma liderança eficaz, não existe resultados considerados acima da média.

O que será que ele faz? Bom, é realmente desafiador, porém não impossível. Veja:

Ufa! É realmente muita coisa. No entanto, se organizar tudo certinho, o fluxo rola muito bem.

Em segundo lugar, caso essas atividades não façam parte da sua gestão como líder, ok! Cada empresa define as projeções dos profissionais de acordo com a área de atuação e modelo de negócio. Essas são apenas atribuições gerais.

Se a liderança é algo do seu interesse, provavelmente irá fazer bom proveito das abordagens:

O que é uma equipe de alta performance?

A equipe de alta perfomance não nasce pronta. Elas precisam ser construídas. Dependendo da fase da empresa, pode começar o zero. O que importa é começar, não é mesmo?

Sabe aquele time de destaque na empresa, que todo mundo quer fazer parte? Então, esse é um dos modelos de equipes de alta perfomance.

Acima de tudo, os resultados entregues são diferenciados. Essa equipe sai na frente de todas as demais equipes. Não só em quantidade. Mas em qualidade também.

 

Como alcançar resultados acima da média?

Investindo em pessoas e recursos. Sim, tem que mexer no caixa da empresa. Bons profissionais têm um valor no mercado. Não é à toa que recebem os salários mais altos.

Portanto, caso sua empresa não esteja na fase de investir em salários maiores, treine as pessoas. Contrate pessoas de caráter e treine habilidades.

Agora, se o negócio já consegue ter esse fluxo de contratação, fique atento. Os benefícios gerados pela equipe precisam superar os custos. Como resultado, gerar mais produtividade e ganhos.

Ou seja, exerça uma rotina que seja cumprida à risca por todos da equipe. Quando não batidas as metas, se reuna com todos. E também individualmente. O importante, caro leitor, cara leitora, é se comunicar.

Pontuar os erros, acertos, dúvidas, angústias, resultados satisfatórios. Por que guardar apenas para o líder? Todos devem estar por dentro. O nome diz tudo: equipe.

 

Então, confira como alcançar os objetivos:

Colocar sempre as ações em prática

Muitas empresas por aí montam verdadeiros quartéis generais para elaborar planejamentos. Param toda a produção. Gastam aquela grana com coaching e trá lá lá. Chega na hora do vamos ver, tudo continua na mesma.

O que aprendemos com isso? Planejou? Tire do papel. Não está rolando? Troque. Mude a rota. Não há problema nenhum nisso.  Na real, todos erram e equipes também. Acima de tudo, o importante é não insistir no erro. O pior: ignorá-lo. E essas não são atividades de uma equipe de alta perfomance.

Portanto, tenha uma rotina. Faça com que ela não seja maçante. É possível. Veja como:

 

Tenha um objetivo em comum

A empresa existe e contrata pessoas. Qual a finalidade? Pois é, se a galera que chega na empresa todos os dias não sabe o porquê levanta da cama e vai até a mesa dela, algo de errado está acontecendo.

Uma equipe é composta por pessoas. E todos esses integrantes precisam ter um objetivo comum. Ou seja, os seus colaboradores sabem quais são eles?

 

Todos os integrantes sabem quais papéis desempenhar

Para atingir esse objetivo em comum, cada um precisa saber o que e como fazer para conquistar as metas. Sabendo o que cada um faz com foco, tudo fica mais fácil e com objetivo claro.

 

Defina metas

E já que ainda não falamos nelas, chegou a hora. As metas podem ser individuais e por equipe. Mas não force a barra, elas precisam ser alcançáveis. E a empresa precisa dar condições para isso, por exemplo.

 

Seja líder, mas distribua competências

Não é porque existe um único (a) líder que os demais membros não podem dar sugestões, indagações, apresentar ideias. Todos precisam se comunicar. Cada indivíduo toma as decisões. Todos administram conflitos. E a cereja do bolo: todos solucionam problemas.

 

Mensure os resultados

Por outro lado, não apenas no fim de um período. Todos os dias é preciso fazer um acompanhamento. Avaliar o progresso constantemente faz com que o caminho seguido possa ser mudado.

 

Investimento além de pessoas

Mais que contratar profissionais de referência no mercado. Uma equipe de alta performance é resultado de vários setores.

Por exemplo: o ambiente corporativo é adequado? Ventilação, limpeza, espaço das mesas. Podem parecer meros detalhes. No entanto, têm grande relevância.

A tecnologia atende as expectativas para se chegar ao objetivo comum?

Sobre a cultura organizacional, há respeito de valores, crenças e identidade? As equipes são compostas por pessoas. E cada uma delas têm personalidades individuais. Ainda bem. Viva a diferença!

 

E quem está fora do escritório, como faz?

Esse texto foi produzido durante a pandemia. E se você atua no meio corporativo empresarial pode ter sofrido algumas mudanças.

Para se ter uma ideia, 46% das empresas adotaram o home office durante a pandemia do novo coronavírus. Esse dado é da pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19. A responsável pela organização do estudo foi a Fundação Instituto de Administração (FIA).

Muitas delas, incluindo até órgãos públicos, vão adotar esse estilo de trabalho de forma permanente.

Eis que surge mais um desafio para o gestor de uma equipe de alta performance.

Ou seja, estar à distância reduz algumas possibilidades. Mas tem suas vantagens também.

Vantagens:

Redução de custos para a empresa. Aluguel de salas podem ser otimizados, luz e água também. Materiais de escritório que muitas vezes eram utilizados até sem necessidade são eliminados.

Redução de custos para a equipe. Combustível e estacionamento. Transporte público. Mesmo quem leva a querida marmita, sempre escapava para aquela feijoada de quarta. Além disso, outro tópico que é tão relevante quanto os outros: tempo e qualidade de vida.

Desafio para o gestor:

Como manter uma equipe de alta perfomance à distância se, como já dito acima, é preciso acompanhar de perto todos os processos?

Bom, quando falamos de perto, não é sentar na mesa junto com a pessoa. Claro que esse relacionamento presencial é importante. Inclusive, a empresa pode optar por rodízios de equipes. Principalmente, se o espaço for reduzido. Por exemplo, a cada semana, uma equipe se reúne presencialmente.

Durante esse período, comentem como foi a semana, como está o home office. E dificuldades e facilidades de comunicação.

O que é realmente essencial, é sempre focar no objetivo comum e porque fazem parte daquela equipe.

Traçar estratégias e aderir tecnologias como trello, slack e fazer reuniões semanais são boas opções.

Além disso, é no home office que a gente realmente vê quem está no time.

Para ter um plano desenhado, a Field te auxilia no conteúdo: 6 passos de como gerenciar pessoas à distância. E ainda neste aqui: Da equipe de campo ao trabalho home office.

Se você atua na prestação de serviços… tenha a sua equipe de alta performance

Prestar serviços é muito satisfatório. Você resolve problemas que impactam diretamente a vida das pessoas.

No entanto, como manter um ritmo de produtividade? Implementando ações para que sua equipe seja de alta perfomance.

Em primeiro lugar, faça um checklist sobre como estão as suas principais ferramentas e processos. Não esqueça também de pontuar os erros.

Uma sugestão é: a ordem de serviço está adequada? As visitas são agendadas de forma organizada? Os técnicos preenchem os relatórios fotográficos de forma correta?

Sobre os erros: os técnicos chegam no horário agendado da visita? Traçam a rota mais curta para o local? Eles sabem, com antecedência onde será a próxima visita? E mais ainda, o que precisa ser feito?

Te deixamos com muitas dúvidas, não é? Não pense que vamos te largar aqui.

Já que para ter equipes à distância é preciso uma comunicação efetiva, quem atua na prestação de serviços precisa de um programa de gestão que atende essas necessidades.

Programas de gestão existem milhares por aí. Mas, focado em otimizar a produtividade de prestação, com resultados comprovados, só tem um: Field Control.

 

Como mudar a realidade da minha equipe?

Todas as questões pontuadas acima deixam de ser problemas e passam a ser solução. A começar pela ordem de serviço que passa a ser digital.

A localização de todos os técnicos ficam disponíveis em uma tela. Consequentemente, o gestor sabe quando começa e termina uma visita. E com isso, tem possibilidade de incluir chamados de emergência na região onde o profissional está.

Fala sério se não é tudo o que sua gestão precisava e mais um pouco?

Para resumir e ficar mais fácil a visualização do que o sistema de gestão de equipes externas faz, dê o play neste vídeo (não se preocupe, ele é bem curto):

 

Então, partiu ter a equipe de alta performance tão sonhada? Você começa do zero sim. E agora mesmo.

Agende sua demonstração neste link TESTE GRÁTIS.

Durante a experiência que vai mudar a realidade da produtividade da prestadora, você pode contar com o apoio do nosso time.

Por fim, aproveitamos para convidá-lo a nos conhecer um pouco mais. Visite nosso site e redes sociais!

Referência:
AHRENS, Veronica. Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes!

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossas Política de Privacidade