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Metas e objetivos: como definir

Metas e objetivos: como definir

Na decisão de empreender, é preciso iniciar o projeto com algumas definições. Metas e objetivos estão entre eles. Afinal, você precisa de um norte e saber para onde e como prosseguir com seu negócio.

O primeiro passo é definir separadamente os dois. Um planejamento com tópicos e a data para cada etapa a ser cumprida auxilia a direcionar e redirecionar rotas quando necessário. Apenas na hora de colocar todos esses processos em prática que será possível comprovar a eficiência de cada um, juntos e separadamente. Por isso existem as metas. Essas podem ser reprojetadas sempre para que o objetivo seja alcançado. Muitos negócios são considerados “vivos”, ou seja, têm desenvolvimento, mudanças e expansão contínuos. Essas metas e objetivos serão a base de funcionamento da empresa. Comunicar a todos os envolvidos e deixar bem claro aonde e porque a empresa deseja alcançá-lo é um dos itens de sobrevivência dela.

Objetivo 

O que você pretende alcançar com sua empresa? Responda a essa pergunta e terá a resposta que será a razão do seu trabalho.

  • Mensure sobre a trajetória que precisará traçar para alcançá-lo;
  • Defina algo alcançável sem ser impossível dentro da realidade financeira da empresa. E do mercado que deseja se inserir;
  • Crie prazo e foque. Deixe-0 à vista para sempre lembrar e causar impressões e pressões pessoais e profissionais;
  • Seja criativo. A frase “pense fora da caixa” se enquadra perfeitamente nesse momento. Fuja dos objetivos tradicionais e já batidos. Crie um moderno, inovador e o principal, que seja a cara da empresa;

Metas

São basicamente os passos que farão sua empresa a alcançar o objetivo. As metas podem ser corrigidas e recalculadas, se necessário. Não hesite em tentar, mas sempre as projete da forma mais viável para cumpri-las. Não esqueça que a cada nova meta alcançada, mais próxima do objetivo a empresa estará.

  • Programe datas para que cada meta seja cumprida, por exemplo, contratação de funcionários, aquisição de novos equipamentos, criação de equipes e processos;
  • Deixe bem claro para todos envolvidos na empresa quais são as metas. Se houver equipes direcionadas  para cada etapa, as comunique da melhor forma possível e dê condições e apoio para que sejam batidas;
  • Faça uma planejamento bem claro e o mais objetivo possível. Algumas empresas fazem verdadeiros livros sobre as metas, porém quanto mais simples estiverem, melhor entendimento terão;
  • Analise todas as oportunidades que poderão alavancar seu negócio. Oportunidade de contratar um profissional já conhecido pelo talento que irá agregar no relacionamento/atendimento/vendas com o cliente. Lançamento de novos produtos e serviços a partir das sugestões de clientes. Aderir aplicativos, software e hardware que trarão mais mobilidade de inovação;
  • Pontos fortes e fracos: exalte e abuse dos seus pontos fortes. Já os pontos fracos, que podem impedir o alcance das metas, precisam ser eliminados dos processos para impedir esse avanço no desenvolvimento da empresa como um todo;

Adote o método SMART 

Quando sentar para traçar suas metas. Se adeque ao método SMART, que mesmo sendo básico, foca direto nas necessidades reais da empresa. Siga cada item abaixo antes de criar a sua meta efetivamente. Análise um por um e veja como um todo, se é realmente viável:

S – ESPECÍFICA – seja direto. tenha foco. Se o objetivo for vendas, enquadre a meta nessa vertente.

M– MENSURÁVEL – É possível analisar os resultados? É preciso saber se essa meta o levará ao alcançar o objetivo por meio de estudo dos retornos obtidos por ela. Tempo, custo, efetividade contam.

A – Atingível – realmente faz parte da realidade da empresa?

R – Relevante – fará a empresa crescer a ponto de chegar ao objetivo?

T – Temporizável – quanto tempo irá demorar para atingi-la? É adequado? Focar muito tempo na mesma meta muitas vezes é perda de tempo e até de dinheiro.

Para alcança-los:

Foco é a palavra-chave. Avalie se o ambiente que está vivendo é favorável a alcançar esses fatores nos prazos determinados. Tenha no seu dia a dia pessoas com os mesmos objetivos e metas que você. Na fase de contratação, reforce isso com as pessoas. Faça com que elas queiram crescer com a empresa. Crie empatia entre os objetivos e metas com os funcionários a ponto de abraçarem a causa, um elo entre a empresa e colaboradores.

  • Se perguntar se está no caminho certo é normal. Principalmente quando se inicia projetos inovadores;
  • Deixe seu objetivo sempre visível. Assim qualquer nova ação ou processo a ser implementado como meta, precisam estar alinhados sempre com foco nele;
  • Trabalhar com pessoas motivadas e produtivas é fator essencial. Monte um bom time de profissionais engajados na sua causa;
  • Tente ser flexível e crie um objetivo e metas realistas. Nada de fantasiar ou incluir como meta algo que não faz parte do momento da empresa como compra de equipamentos caros que fogem do seu caixa. Sempre crie metas atingíveis em pequenos prazos. As de longo prazo podem ser feitas também. Mas como há flexibilidade de mudanças, trace as mais realistas em primeiro lugar. Vá incluindo as consideradas mais complexas com o tempo, de acordo com as conquistas das mais “fáceis”;
  • Buscar evolução é sempre positivo. Não deixe de investir (sempre dentro do fluxo de caixa) em novas tecnologias, processos… e também profissionalmente. O gestor que evolui junto com a empresa é aquele que irá proporcionar a melhor experiência para o cliente.
  • Desafios, sacrifícios e escolhas estarão lado a lado com o gestor. Mesmo com uma equipe engajada, todas as demandas de metas serão repassadas por aqueles que estão à frente do negócio. Lidar com escolhas, ultrapassar desafios e fazer sacrifícios financeiros e até pessoais são funções do gestor. Pode haver transparência com todos os envolvidos, contudo, nada que proporcione desmotivação.

Metas e objetivos são bases do negócio

Que o empreendedorismo é um desafio, todos sabem. Principalmente os que se arriscam diante de um cenário econômico instável. Mas se lançar sem propósito apenas por estar cansado de trabalhar em empresas e querer ser seu próprio patrão é um erro. É preciso muito mais.

Por isso, antes de tudo, traça suas metas e objetivos. Analise com cuidado. Faça e os refaça quantas vezes for necessário. Não tenha medo de errar. Sempre que encontrar um problema, foque na solução. Pesquise seu mercado, potenciais clientes, concorrentes. Sua vida pessoal corresponde a esse novo desafio? Você tem uma rede de suporte para se apoiar nos momentos de sacrifícios e dúvidas?

As metas e objetivos podem ajudá-lo a tirar todas essas dúvidas e dar uma certeza se realmente o negócio vale a pena. Realize esse planejamento com calma. Estude, converse com pessoas, participe de eventos, assista filmes e leia livros relacionados às atividades que deseja exercer. Todas essas dicas te ajudarão a ter segurança e, principalmente, a ter o foco certo no seu negócio.

O Field Control tem como objetivo melhorar o nível da prestação de serviço. Com ele é possível acompanhar o cumprimento das metas juntamente com a equipe externa, assim com essa gestão e gerenciamento você saberá fazer melhorias em processos e obter maior eficiência em produtividade. Gostaria de saber mais? Fale conosco podemos te ajudar!

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O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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