Atendimento ao consumidor: conheça seu cliente

Se você clicou no texto achando uma bobagem o título, sentimos muito te informar, mas você está enganado e precisa mudar os conceitos da sua empresa. Por isso, te convidamos a seguir com a gente. Agora, se o assunto te chamou a atenção e você quer saber como, continue firme nesse propósito. Aqui, temos uma tarefa, te convencer e fazer com que a partir do fim da leitura, você promova tarefas e melhore o seu atendimento ao consumidor.

Dicas sobre atendimento ao consumidor

Conheça seu consumidor: por quê?

Essa pergunta é bem comum. Mas conhecendo o perfil das pessoas que compram seus serviços e fecham contratos com a prestadora garante que a qualidade do serviço atenda não só as necessidades, como supere as expectativas. Quando falamos sobre conhecer, é preciso ir além de características básicas, como perfil dos contratantes, região das visitas, entre outros comuns. Sair fora da caixinha com tantos concorrentes no seu pé, assegura a sobrevivência no mercado.

Quando a prestadora tem o conhecimento de informações que fazem parte das visitas, pode usá-las de forma preciosa, sempre para reforçar a qualidade do atendimento prestado. Cada cliente atendido pela equipe externa, não importa se é residencial ou empresarial, tem características individuais. E conhecê-las auxilia muito no atendimento.

Como? Utilizando o histórico das visitas

Com certeza, uma ordem de serviço é emitida a cada nova chamada. Antes de prosseguir, tira uma dúvida nossa? Ela é em papel ou digital? Você pode responder isso no campo de comentários, lá ao fim do texto. Assim, é só um questionamento da Field mesmo, porque a ordem de serviço digital já é realidade na prestação de serviços no Brasil.

Voltando ao foco do nosso texto,  a cada visita, querendo ou não, os técnicos compilam informações do reparo ou instalação feitas nas visitas. Agora vem outra pergunta… o que a gestão faz com as informações registradas no check-list e na ordem de serviço? Pode ir lá de novo nos comentários, porque aqui gostamos de um bate papo, viu. Mas não é conversa jogada fora. A intenção é nos conhecermos cada vez mais e construir uma relação produtiva entre sua prestadora e a Field.

Essas informações que criam um histórico podem te auxiliar a:

• Saber a periodicidade de visitas de cada cliente;
  • Qual o equipamento que mais quebra;
  • O reparo mais realizado;
  • O tempo que o técnico demora nas visitas.

Tá, mas o que fazer com esses dados? Prestar um serviço personalizado. Se ele te aciona a cada três meses, você pode se adiantar e criar o efeito surpresa, que é uma prática pouco utilizada, porém causa o encantamento do cliente. Sobre os equipamentos, auxilia a prestadora a sempre ter em estoque, as peças que sempre dão defeitos. Assim, o técnico nunca fica na mão e o cliente sempre dá aquelas tão sonhadas cinco estrelinhas ao fim do atendimento.

Use a tecnologia a seu favor

Não, você não precisa compilar todos esses dados em uma tabela ou muito menos estudar todas as ordens de serviço. A tecnologia utilizada agora para nos conectar também serve para outras funcionalidades, viu? Além da nossa interação aqui no blog, o Field Control a utiliza para compilar todos esses dados dos check-lists, ordens de serviço e até relatórios fotográficos.

Nós criamos um sistema de gestão de equipes externas que facilita o dia a dia de milhares de gestores e técnicos de todo o Brasil. E entre as funcionalidades, incluímos esse histórico para facilitar que você conheça seu consumidor e tenha uma alto nível de qualidade.

O propósito de tudo isso? Promover uma prestação de serviços no Brasil top de linha. Estudamos o mercado, conversamos com prestadores de diversos segmentos para chegar a uma tecnologia que impacte diretamente não só no atendimento ao consumidor, mas que traga uma rotina mais ágil e produtiva aos gestores e equipes externas. E tudo isso está apenas a clique de você: Field Control. É só chegar e nos conhecer mais, estamos te esperando.