Gestão de relacionamento com o cliente

Manter um relacionamento saudável com seus clientes é algo imprescindível para a sobrevivência do negócio. Afinal, sem clientes, não há empresa, não é mesmo? Por isso, neste texto, vamos te dar dicas sobre como promover uma
gestão de relacionamento com o cliente da sua empresa.

Indicamos, desde já, que todo o conteúdo por ser aplicado por todos os colaboradores que têm contato com os clientes de formas direta ou indireta.

Gestão de relacionamento com o cliente da sua empresa

#Conheça seu cliente

Foque nele. E mais que isso, customize o atendimento. Atenda a necessidade de cada com empatia. Alguns demoram mais para aprender e entender que os outros.

Treine sua equipe para que todos sejam contemplados.

Um fato muito importante: ofereça sempre um serviço ou produto com a mesma qualidade que você gostaria de receber, assim como o tipo de relacionamento.

Descubra as motivações de compra do produto ou adesão do serviço.

E as potencialize.

#Como está o contato inicial com seus leads?

Desde o primeiro contato até o último, o cliente deve receber o mesmo padrão de qualidade quando o assunto é relacionamento.

Não se engane que o tratamento deve mudar quando há um fechamento de contrato ou no encerramento de uma venda. Lembre-se sempre que a fidelidade é muito frágil e que a concorrência não perdoa.

Tem alguma empresa que você é cliente e admira a forma de relacionamento com os clientes? Por que não implementá-la?

Causar uma boa impressão desde o primeiro contato com discursos rápidos e objetivos causam impacto positivo inicial.

Com isso, o interesse é instigado para uma abertura de convencimento sobre o quão seu produto ou serviço realmente trará impacto na vida daquela pessoa/empresa.

A retenção de clientes requer satisfação.  Cada novo atendimento é uma chance de conquistar um cliente ou perder um cliente.

# Gestão de relacionamento com o cliente : Simplifique processos

Não crie processos e regras desnecessárias que dificultem o uso do seu produto ou serviço. Seja direto. No seu site, deixe as principais informações na primeira página, assim como nas redes sociais.

Por falar em redes sociais, caso sua empresa tenha páginas, acesse a nossa dica sobre marketing digital: Marketing digital para empresas: como implementar.

No momento de escolha entre as opções do mercado, algumas táticas influenciam entre a adesão à sua empresa ou ao concorrente.

O que você está fazendo para sua marca ficar mais evidente?

Além disso, todos os seus canais de contato funcionam plenamente? Telefone, site, e-mail, monitoramento de redes sociais?

#Orientações para a equipe de atendimento

• Não faça elogios falsos ou exagerados;
  • Sempre que retornar uma ligação, prepare-se para se adaptar ao cliente;
  • No contato, mantenha o foco e não disperse no assunto;
  • Demonstre confiança naquilo que você oferece;
  • Assuma as responsabilidades de resolver eventuais problemas;
  • Ofereça valor e não preço. Primeiro fale dos atributos, qualidade e benefícios e só após aborde o investimento.
  • Sempre tenha alinhamento das estratégias de atendimento com toda a equipe;
  • Questione o cliente sobre o que eles querem;
  • Saiba lidar com a emoção e sentimento do cliente, ainda mais se estiver no meio de um contato devido a problemas e reclamações.

# Gestão de relacionamento com o cliente : Adote novas tecnologias

Atualmente, as novas tecnologias permitem que as organizações sejam capazes de ter intimidade e promover um tratamento diferenciado com os clientes, sem que isso represente impacto no negócio.

Você pode levantar as informações por meio de pesquisas e formulários. E claro, adotando sistemas e softwares que fazem isso de forma automática e precisa.

Outro ponto positivo da tecnologia é promover uma melhor qualidade de atendimento. Além de ser destaque e ter diferenciais na sua área.

Facilitar a vida de quem solicita seus serviços, gera um ponto a mais na fidelização. Aquela famosa frase “Tempo é Dinheiro”, nunca fez tanto sentido nos dias de hoje.

Se na sua área existe tecnologia específica focada no seu ramo, que irá permitir um relacionamento ideal com os clientes, por que não investir?

Faça um teste. Após um tempo de uso, consulte os colaboradores e clientes sobre uma possível melhora no atendimento. Você pode agendar a sua demonstração agora mesmo.

Com todas essas dicas, sua empresa pode decolar.

Mais que atrair clientes, o desafio é mantê-los como seus parceiros de longa data. Focar e priorizar o relacionamento ideal com os clientes não é perda de tempo.

Esperamos tê-lo ajudado. Continue com a gente. Faça uma visita em nosso site e conheça um pouco sobre nós: www.fieldcontrol.com.br.

Referência:

FERRAZ, Eduardo. Gente que convence. São Paulo: Editora Planeta, 2017.

O jeito Disney de encantar o clientes: do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar/Disney Institute. São Paulo: Saraiva, 2011.