Roteirizador de rotas: aplicativo para equipes externas

Ter rotas muito bem planejadas é questão de sobrevivência para as prestadoras de serviços com equipes externas. Mais que economia, ter esse processo bem conduzido, proporciona um atendimento rápido e ágil, superando a expectativa do cliente. Para ter uma gestão de rotas para equipes externas é preciso contar com a tecnologia de um roteirizador de rotas .

Mas não pense em processos e ferramentas que irão dificultar seu dia a dia. Pelo contrário.

A nossa proposta é que você, como gestor de equipes externas consiga administrar seu time, de acordo com a demanda de ordens de serviços abertas em tempo real. E ainda, consigo aumentar a produtividade mês a mês. Parece impossível, mas já é a realidade de muitas empresas prestadoras de serviço no Brasil.

A forma mais fácil de fazer esse gerenciamento é com software específico para equipes de campo. Entre as diversas funcionalidades, a gestão de rotas para equipes externas é uma delas.

Sabemos que esse é um dos problemas principais dos gestores. Por isso, o Field Control foi desenvolvido.

Existem duas funcionalidades específicas para a rota:
Linha do tempo
Aqui o gestor tem uma visão clara de todas as atividades por colaborador e também o tempo de deslocamento entre as atividades. Dessa forma, o planejamento e acompanhamento dos serviços realizados fica muito mais fácil.

Caso queira ajustar um agendamento, basta arrastar as atividades, para trocar os chamados de ordem, de horário e de técnico. O técnico recebe a notificação da alteração e todos ficam cientes do andamento das atividades.

Mapa

Sabe aquela ligação do cliente questionando onde o técnico está? Responda ela com convicção com a posição geográfica em tempo real. Assim como um rastreador, o Field Control exibe a localização do técnico e do serviço. Também é possível validar para que o técnico inicie e conclua o serviço somente no endereço do cliente. Tudo fica registrado em um histórico e de fácil consulta.

Como montar e ter um roteirizador de rotas para equipes externas

Para montar e gerir as rotas da sua equipe com o Field Control é muito simples. As rotas são planejadas de forma automática, a partir da inserção de uma nova ordem de serviço. Isso pode ser feito a qualquer momento do dia.

Como tudo isso é feito? O Field Control auxilia o gestor e o técnico. O gestor tem diversas ferramentas disponíveis instaladas no computador, notebook ou tablet e até mesmo em um aplicativo. E os técnicos também tem um aplicativo próprio para auxiliar na execução das tarefas diárias. Se você quer saber mais como o Field Control facilita o dia a dia dos técnicos, acesse esse texto: Aplicativo para equipes externas em pequenas e médias empresas.

Mas vamos voltar ao foco desse texto: as rotas para equipes externas. Com o funcionamento do software,  o gestor tem conhecimento de toda a operação em tempo real. A linha do tempo mostra o deslocamento dos técnicos, o que permite o acompanhamento do serviço e faz a programação de rota automática, a partir da inserção de um novo chamado, reduzindo assim os custos com combustível.

Onde meu técnico está?

Ainda, com os aplicativos instalados nos smartphones dos técnicos, é possível ter conhecimento do local onde eles se encontram em tempo real. Por mais que você use rastreadores nos carros, caso tenha alguma demanda que seu técnico faça com algum outro tipo de transporte, é possível mais que localizá-lo, mas também acompanhá-lo. Isso tudo, com todos os técnicos, não importa se sua empresa tenha dois, cinco, dez ou cinquenta profissionais atuando em visitas de campo.

Essa é mais uma ferramenta que agrega sua produtividade. Aquelas chamadas interruptas questionando sobre a localização do técnico estão com os dias contados. Além do gestor saber a resposta na ponta da língua, com o acompanhamento da rota, o técnico poderá compartilhar seu trajeto até o destino da chamada. O cliente escolhe como quer receber essa notificação: whatsapp ou e-mail. Dessa forma, mais que ter a precisão do horário de atendimento, tem a segurança de que estará recebendo um técnico, pois uma foto do profissional também é enviada. Se quiser saber mais sobre essa função, confira: Aplicativo de equipe externa proporciona segurança ao cliente.

As funções citadas acima são apenas complementos de todas as demais oferecidas pelo Field Control. Empresas de diversos segmentos como climatização, telecom, segurança eletrônica, dedetizadora, internet, entre outras podem se beneficiar. Faça o teste grátis e aumente sua carteira de clientes: www.fieldcontrol.com.br.