O uso de aplicativos no ambiente corporativo para facilitar as tarefas e demandas tem crescido. Além disso, diversos segmentos de empresas também estão agregando essa tecnologia a todos os setores, inclusive às pequenas e médias empresas prestadoras de serviços. Com o desenvolvimento de aplicativo para equipes externas, diversos setores, funções e até o cliente final são beneficiados.
O mercado de serviços de reparos no Brasil é grande. Para se ter uma ideia, são 70 milhões de residências e 18 milhões de prédios comerciais e industriais. Desse total, 80% precisam de pelo menos um reparo, uma vez ao ano. Esses dados são do Sebrae.
Vamos entender quais são os setores que podem usufruir desse aplicativo para equipe externa? Além de conhecer não só o funcionamento, mas a aplicabilidade dos dois módulos e os benefícios.
Funcionalidade e benefícios por segmentos de empresas
O aplicativo de equipe externa facilita não só o dia a dia do técnico. Mas do gestor, profissional responsável por todo o funcionamento das ordens de serviços e aberturas de chamado.
O papel dele é como o de um maestro em uma orquestra.
A partir de dois módulos compostos por um sistema web instalado a um notebook ou tablet utilizado pelo gestor e o aplicativo instalado nos smartphones dos técnicos, é possível realizar tarefas de forma prática, rápida, aumentando a produtividade de toda a empresa.
Esse aplicativo para equipe externa tem uma funcionalidade que realiza o planejamento automático, considerando as melhores rotas e habilidades dos técnicos.
Além da visibilidade deste profissional que pode ser utilizada tanto para o gestor, responsável pelo gerenciamento das atividades e dos técnicos, tanto para os clientes. É possível identificar aonde os técnicos estão por meio de um mapa, o que aumenta a produtividade das empresas e também a satisfação dos clientes.
Com o monitoramento, é possível prever o tempo que cada técnico demanda de acordo com cada tarefa elaborada, o que otimiza também elaborar e redirecioná-lo para um novo chamado em tempo real ou já programado. Com isso, além de tempo, poderá economizar custos com combustível.
Automaticamente, o aplicativo calcula qual o chamado mais perto e a previsão do tempo de chegada até o local. Assim como o de execução do serviço, a partir de histórico de tarefas realizadas anteriormente.
Os técnicos também são beneficiados. Não é preciso mais andar com pranchetas, blocos de ordem de serviços, câmera fotográfica.
Pelo aplicativo, além de receber a ordem de serviço, o técnico preenche o check-list e anexa as fotos do serviço realizado, quando necessário. Colhe a assinatura do cliente e, ao finalizar o reparo/serviço, já recebe uma nova chamada para o próximo serviço a se realizado.
Clientes e aplicativo para equipes externas
Para o cliente, além de saber a localização precisa do técnico, o que evita as inúmeras ligações para a empresa questionando a hora da chegada do profissional, o aplicativo para equipes externas também proporciona segurança.
Ao abrir uma ordem de serviço, o cliente recebe o nome e a foto do profissional que irá receber em casa ou no ambiente de trabalho. Essa função garante a segurança e inibe possíveis fraudes.
Outra função direcionada ao cliente final é a avaliação do serviço prestado pelo aplicativo. Em poucos minutos, é possível mensurar como foi o atendimento e o serviço executado.
Dessa forma, o gestor poderá analisar quais são os pontos fortes e fracos da equipe para ajustes e melhorias. Todos os dados ficam compilados em nuvem e podem ser acessados sempre que desejar.
Conheça os segmentos beneficiados por aplicativo para equipes externas:
Assistência para automóveis e residência
- Assistência para automóveis. Empresas desse ramos recebem demandas 24 horas por dia, por serem essenciais para atendimento de emergências. Problemas mecânicos, acidentes de trânsito e até pequenos serviços de funilaria e pintura que podem ser executados fora da oficina. Todos esses serviços podem ser beneficiados com o aplicativo;
- Assistência para residências. Chaveiro, serviços de reparos domésticos como instalação de chuveiros, móveis, elétrica e hidráulica, entre outros;
- Manutenção/instalação de eletrodomésticos. Grandes redes de magazines utilizam empresas terceirizadas para manutenção e instalação de eletrodomésticos. Entre eles, máquinas de lavar roupa, geladeira, lava-louças. Pela dificuldade de locomoção desses produtos, é comum a garantia ser vendida à parte. E, consequentemente, o serviço de manutenção ser prestado por empresas. Ao utilizar o aplicativo para equipes externas, além de prestar um serviço mais ágil, a qualidade de atendimento aumenta satisfatoriamente.
Climatização, dedetizadoras e desentupidoras
- Climatização: pelo Brasil ser um país tropical, as altas temperaturas dominam grande parte das regiões. Por isso, empresas e residências usam o ar-condicionado diariamente. Pelo uso frequente, mesmo os aparelhos de marcas reconhecidas podem ter falhas no funcionamento. Além da necessidade de limpeza que evita problemas de saúde aos funcionários e moradores. O aplicativo para equipes externas nesse setor facilita a organização das ordens de serviço abertas. Principalmente em épocas de alta demanda, como o verão.
- Dedetizadoras: outra área que também recebe muita demanda de atendimento no verão, devido a alta proliferação de insetos. Utilizada por empresas de todos os portes, assim como residências, a dedetização também pode usufruir do aplicativo.
- Desentupidoras: muitas vezes acionadas para serviços de emergências, prestam um serviço essencial na manutenção de casas e prédios, sejam residenciais, sejam empresariais.
Manutenção de elevadores
Para evitar graves problemas e até mesmo socorrer pessoas que ficam presas, as equipes de manutenção trabalham 24 horas por dia.
Ter um sistema no qual o gestor possa visualizar os técnicos em tempo real auxilia na tarefa de remanejar o profissional mais próximo ao chamado de maior urgência, principalmente quando envolve vidas.
Segurança eletrônica
Infelizmente, pelo alto índice de violência, os brasileiros estão cada vez mais adeptos de sistemas eletrônicos de segurança. Câmeras externas, circuitos internos, monitores de controle podem falhar.
E claro, a manutenção não pode esperar. Por isso, um atendimento ágil e com garantia de qualidade garante a satisfação do cliente.
Telecomunicação
Hoje em dia, qual empresa atua sem internet e telefone? Dependendo do setor, sem essas duas ferramentas, uma hora sem funcionamento pode proporcionar sérios prejuízos.
Por isso, ter uma empresa que presta um serviço de reparo rápido, com chegada do técnico em tempo hábil, a partir da abertura da chamada, é essencial.
- Provedores de Internet;
- Telefonia;
- Tv a cabo.
Agora que você já conhece os segmentos do sistema, aprimore seu negócio. Saiba como as Equipes externas contribuem com a retenção de clientes.