Sobrecarga de trabalho: Quais são os sinais e como sair desta situação

 Para garantir o sucesso em sua carreira, trabalhar de forma dedicada e perseverante é essencial. Ainda mais quando se trata de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, repleto de metas e objetivos que precisam ser atingidos. E para acompanhar esse ritmo, muitos colaboradores têm enfrentado um problema real,  que se tornou comum no dia a dia: a sobrecarga de trabalho. 

Você já viveu ou está passando por essa situação? 

Se estiver enfrentando essa situação, não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo. No texto a seguir, mostraremos os sinais mais comuns desse problema e forneceremos orientações sobre como resolvê-lo. Vamos lá?

 

O que é sobrecarga no trabalho?

 

Trabalhando horas a mais para dar conta de entregar o resultado? Cuidado com a sobrecarga!

 

A sobrecarga no trabalho é o excesso de demanda ou atividades que um profissional é encarregado de cumprir. Ou seja, é quando um colaborador tem mais tarefas do que consegue concluir dentro do prazo determinado. Esse excesso pode levar a uma série de problemas, tanto para o colaborador quanto para a empresa. 

Para o colaborador pode trazer cansaço mental, estresse, desmotivação, queda na produtividade e qualidade do trabalho. O que tem desencadeado em muitos um distúrbio emocional, mais conhecido como a Síndrome do esgotamento profissional, que também é chamada de Síndrome de Burnout.

Já para a empresa, esse excesso de demandas podem ocasionar atrasos em projetos, aumento do retrabalho, queda na qualidade dos produtos ou serviços e erros indesejáveis na realização dos processos, sem contar no aumento da rotatividade de funcionários.

 

Sinais de que você está sobrecarregado no trabalho

Passamos a maior parte do nosso dia trabalhando e nos dedicando ao nosso crescimento profissional, então como resultado podemos encarar uma sobrecarga de trabalho. A sobrecarga pode acontecer por diversos motivos, como por exemplo: ter uma equipe reduzida, uma demanda grande e complexa, mudanças repentinas de prioridades, entre outras ações. Independentemente do motivo, é importante saber reconhecer os sinais que apontam que você está sobrecarregado, para que assim você encontre as medidas necessárias para sair dessa situação. 

Mas como identificar que estamos inseridos nessa condição? 

Existem alguns sinais que podem indicar que você está sobrecarregado no trabalho, tais como:

  • Diminuição de rendimento no trabalho 
  • Muito retrabalho
  • Fadiga mental e desmotivação
  • Alteração no sono 

Diminuição de rendimento no trabalho 

Uma das primeiras coisas que notamos quando estamos sobrecarregados no trabalho é a redução na produtividade e qualidade do nosso desempenho. A sobrecarga de trabalho pode afetar sua capacidade de se concentrar e provocar em você sentimentos de ansiedade. Além disso, estar nessa situação também pode reduzir a sua motivação, fazendo com que o trabalho seja concluído com menos entusiasmo e mais rapidez do que o normal.

 

Muito retrabalho

Se você estiver voltando sempre na atividade que realizou, para verificar ou corrigir erros que deveria ter percebido na primeira vez que desempenhou a tarefa, isso se chama retrabalho. Uma situação que pode ocorrer devido a falta de atenção, fazendo com que você deixe passar detalhes importantes da atividade feita. O retrabalho pode consumir muito o seu tempo e recursos, aumentando ainda mais a carga de trabalho já existente. Esse é um dos sinais claros que você está sobrecarregado.

 

Fadiga mental e desmotivação

Outro sinal é quando você começa a sentir uma fadiga mental. A sobrecarga de trabalho pode afetar a saúde mental do colaborador, causando cansaço mental e desmotivação. Quando estamos sobrecarregados, nosso cérebro funciona em níveis mais altos, o que pode levar à exaustão mental e física. À medida que ficamos mais cansados, nosso grau de produtividade começa a diminuir e a desmotivação aumenta, podendo afetar nossa eficiência na execução do serviço e até mesmo nossa saúde física.

Alteração no sono

O sono é fundamental para manter a mente e corpo saudáveis, porém com sobrecarga de trabalho, é comum que as noites de sono sejam prejudicadas. Quando estamos sobrecarregados, nosso corpo pode sentir dificuldade em relaxar e descansar, o que pode causar  alterações no sono, gerando insônia. Além disso, outros pontos que podem comprometer a qualidade do sono são a ansiedade, o estresse, a preocupação e a sensação de ter muitas coisas para fazer no dia seguinte.

Dessa forma um ciclo vicioso pode se instalar, afetando sua disposição no trabalho e diminuindo seu rendimento na execução das atividades. 

 

Como sair dessa situação de sobrecarga no trabalho


Como podemos perceber a sobrecarga no trabalho pode ser uma situação desafiadora, porém existem soluções para sair dessa! 

Se você identificou que está sofrendo com algum desses sinais acima, com certeza está vivendo uma sobrecarga de trabalho, então é hora de tomar medidas e reagir! 

Separamos 4 dicas para você colaborador, que irão te ajudar a trabalhar de maneira mais leve e produtiva. Diga adeus para essa sobrecarga de trabalho!

Gestão de tarefas

Uma forma de evitar a sobrecarga no trabalho é por meio da gestão de tarefas. Organizar as atividades com antecedência e definir horários para realizá-las é fundamental para manter a produtividade e evitar trabalhar além do expediente. Ao estipular horários, é importante avaliar suas prioridades, verificando a urgência e a complexidade de cada tarefa para garantir que todas sejam cumpridas dentro do prazo estabelecido. Com uma boa gestão de tarefas, é possível definir objetivos realistas e encontrar um ritmo de trabalho saudável.


Avalie todas as tarefas que estão sob sua responsabilidade

Avaliar todas as tarefas que estão sob sua responsabilidade, pode te ajudar a identificar aquelas que estão impactando mais sua carga de trabalho. É possível que existam atividades que você executa e que não estão designadas para o seu campo de atuação, ou seja, deveriam ser feitas por outros integrantes da equipe. Sendo assim verifique com seu gestor suas tarefas, e certifique se todas elas realmente estão a seu cargo ou se podem ser delegadas a outros colaboradores.

 

Alinhe expectativas e objetivos com seu gestor 

Para sair da sobrecarga de trabalho, é essencial comunicar ao seu gestor o que você está enfrentando, seja proativo, quanto mais demorar para pedir ajuda, mais difícil será para alcançar a solução. Então alinhar as expectativas e objetivos do seu trabalho com o seu gestor, faz com que você esteja trabalhando nos projetos certos e que seus esforços estejam alinhados com as necessidades da empresa.

 

 Solicite a criação de fluxos de trabalho 

Solicitar a criação de fluxos de trabalho é outra opção para diminuir a sobrecarga nas demandas. Isso envolve organização de processos, criação de ferramentas de automação, 

padronização de tarefas operacionais, entre outros processos que possam otimizar a realização das atividades. A ideia é tornar o trabalho mais fácil e controlável, reduzindo o esforço e evitando sobrecarregar você colaborador. 

 

Utilize ferramentas de organização de tarefas

Uma boa estratégia para executar suas tarefas de maneira eficiente sem sobrecarregar sua rotina é utilizar ferramentas de organização de tarefas. Atualmente, existem diversas opções disponíveis como Trello e Google Keep, que podem te auxiliar de forma mais organizada e produtiva. 

Essas ferramentas permitem que os colaboradores criem listas de tarefas, definam prazos e prioridades, atribuam responsabilidades e monitorem o progresso em tempo real. E nós do Field Control podemos te oferecer isso e muito mais!

Com o Field Control, você tem acesso a uma solução completa que permite a gestão de suas atividades em tempo real. Nosso sistema oferece uma variedade de recursos, como: 

  • Agenda dos técnicos;
  • Relatórios de produtividade; 
  • Geolocalização dos técnicos;
  • Ganho de tempo e otimização de processos.

 

Esses são alguns benefícios ao escolher o Field Control como solução. Com isso, você pode se concentrar em suas atividades sem se preocupar com as tarefas administrativas, aumentando a eficiência de sua equipe e alcançando melhores resultados.

 

Sobrecarga de trabalho nunca mais! 

É comum cair em uma rotina em que o trabalho é o foco principal, especialmente quando há muitas tarefas a realizar. Identificar os sinais de sobrecarga é fundamental para buscar soluções e evitar que a situação piore.

Dê o primeiro passo para sair dessa situação e conheça mais sobre o Field Control. A plataforma é ideal para otimizar seus processos e aliviar a sobrecarga de trabalho.

Agende agora uma demonstração e descubra como o Field Control pode ajudar você e sua equipe, facilitando suas atividades.

 

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade