A instalação e manutenção de ar-condicionado no Brasil é intensa. Pelas altas temperaturas e por cidades terem o clima muito seco, o ar-condicionado tornou-se item de bem-estar para as residências e empresas localizadas em regiões quentes. Você, como técnico de ar condicionado, já pensou em potencializar seus resultados?
A relação entre as empresas de instalação e manutenção de aparelhos de climatização e equipes externas precisa ter a melhor sintonia possível.
Sabe-se que a manutenção deste aparelho não deve ser feita apenas no verão, mas durante todo o ano. Algumas cidades, onde o calor predomina em todas as estações, a demanda de instalação e reparos acontece diariamente.
Números do setor de climatização no Brasil
- O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de ar-condicionado do modelo de janela. Em primeiro lugar está os Estados Unidos e em segundo, a Índia. Além disso, nosso país está em nono lugar no uso do modelo split no ranking mundial;
- O setor de climatização no Brasil tem faturamento de mais de R$ 32 bilhões por ano;
- Já o mercado mundial de sistemas de climatização com fluxo de refrigerante variável (VRF, em inglês) movimentou US$ 11,26 bilhões, em 2017;
- Entidades do setores preveem que o recorde de vendas deve ser entre os anos de 2021 e 2022. Porém, está em potencial crescimento de vendas, principalmente de aparelhos para residência, desde 2014. Esses dados são da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).
- Ainda, o modelo que domina o mercado brasileiro é o split, que concentra 70% do mercado brasileiro.
- Estima-se que esse mercado irá movimentar US$ 167 bilhões em 2024, segundo o relatório da consultoria internacional Transparency Market Research;
- Apenas em 2017, 2,49 milhões de unidades do modelo split foram vendidas no Brasil. Já o ar-condicionado de janela teve 316 mil unidades vendidas também ano passado, segundo a Abrava.
Climatização e técnico de ar condicionado
Com toda essa demanda em crescimento, as empresas prestadoras de serviços de climatização precisam se adequar para atender os clientes da melhor forma possível.
A relação entre climatização e equipes externas precisa estar em perfeita sincronia. Pois, a partir da compra de um aparelho, o consumidor tem em mente sobre a necessidade de manutenção e limpeza.
Atualmente, os serviços de ar-condicionado se concentram em instalações, reparos, limpezas e manutenções dos aparelhos.
Por estar em contato direto com o cliente, as pequenas e médias empresas precisam estar atentas sobre a qualidade do serviço prestado.
Pelo ar-condicionado ser um equipamento muito utilizado em residências e empresas, receber um atendimento adequado nesses ambientes é garantia de um bom retorno e satisfação garantida.
Cenário de climatização
Você já se perguntou sobre como manter um alto nível de atendimento até mesmo em épocas de altas demandas como o verão?
Imagine a sede da empresa em uma cidade cujo termômetro bate 40º C ao meio dia. Essa empresa tem um fluxo de clientes muito alto, além dos funcionários que ficam no local em horário comercial.
O ar-condicionado para de funcionar. Além de proporcionar mal-estar nas pessoas, há uma queda na produtividade, pois o ambiente está quente e desagradável. O responsável abre uma ordem de serviço para a empresa prestadora de serviço.
Porém, o técnico que deveria chegar em 40 minutos, está há uma hora atrasado. Os clientes da empresa deixam o local por não se sentirem bem e a empresa não tem o funcionamento esperado.
Tenso, o responsável liga novamente para a empresa onde abriu o chamado.
O gestor precisa ainda ligar para o técnico e localizá-lo. Houve um problema na visita anterior que irá demorar mais que o previsto. Será que o cliente da empresa prestadora de serviços está satisfeito?
Sua empresa está preparada?
Agora, vamos analisar o caso da empresa que recebeu o chamado. Na mesma cidade, onde está 40º C ao meio dia, diversas empresas, escolas, clínicas médicas, universidades, supermercados, também têm o mesmo problema com o funcionamento do ar-condicionado.
Todas elas, ligam para a mesma empresa e abrem seu chamado para receber o reparo do equipamento.
O objetivo é proporcionar um maior conforto e bem-estar aos que estão nestes locais.
O gestor, que tem inúmeras tarefas, precisa lidar com a localização de todos os técnicos, distribuir as demandas de acordo com a habilidade de um desses profissionais e ainda dar suporte para os que estão em atendimento.
Pode ser um dia atípico, mas que pode ter um impacto muito grande na empresa, que precisa estar preparada para atender todas as demandas com qualidade. E principalmente: não perder o cliente.
Sua empresa estaria preparada para prestar um funcionamento pleno nessa situação?
Como manter a qualidade de atendimento em dias atípicos
Hoje, as empresas prestadoras de serviços de climatização que atuam com equipes externas têm a tecnologia como aliada. Para evitar problemas como os citados acima, já existem aplicativo e sistema web próprios para a gestão e para os técnicos.
Juntos, proporcionam uma visibilidade em tempo real ao gestor, que sabe aonde todos os técnicos estão ao mesmo tempo.
O cliente que abriu o chamado também visualiza aonde o técnico está e quando chegará no local de reparo.
Essa função evita as inúmeras ligações para saber a localidade do técnico e alivia a ansiedade da pessoa que tanto precisa daquele serviço.
Outro benefício do aplicativo é o check-list que o técnico preenche via celular, além das fotos anexadas na ordem serviço.
Assim, além de facilitar o trabalho, não é preciso mais andar com papéis, blocos de ordem de serviço e prancheta. E todas essas informações são armazenadas em nuvem, o que facilita a busca e acesso.
E descarta aquelas pastas de arquivos, libertando o escritório de armários. Se quiser começar com um novo modelo, você pode baixar uma ordem de serviço zerada aqui: modelo de ordem de serviço.
A economia com impressão de papéis e tintas é proporcionada. Todas as informações podem ser acessadas de qualquer lugar, a qualquer hora, com smartphone, tablet e notebooks.
Todas essas funcionalidades proporcionam ao cliente uma experiência agradável e satisfação em ser atendido pela sua empresa.
A praticidade do atendimento é otimizada, a partir do momento da abertura da ordem de serviço. Ao solicitar o reparo, o solicitante receberá atualizações sobre a chamada e terá a garantia de que o atendimento será realizado e, consequentemente, o problema resolvido.
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Referência:
Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).