Não basta uma empresa de manutenção e reparos ser muito boa no que faz. É preciso ser uma assistência técnica autorizada, caso ofereça serviços desse tipo.
Como uma empresa passa a ser autorizada a realizar reparos de aparelhos e equipamentos de grandes marcas? Se estiver a fim de saber, esse é o tema deste conteúdo preparado pela Field Control.
As assistências técnicas autorizadas prestam serviços para grandes marcas, a partir de uma autorização, ao oferecerem reparos e instalação de produtos com prazo de garantia oferecido pelo fabricante ou até mesmo lojas de varejo.
Muitos clientes dão preferência para acionar prestadoras autorizadas pela credibilidade e confiança que passam ao conhecer o produto e também pela facilidade em adquirir peças originais.
É também a garantia de qualidade não só no serviço realizado. Mas que o aparelho não será deixado em qualquer local ou reparado por qualquer técnico.
O que é uma assistência técnica autorizada?
Segundo a definição do Procon de São Paulo, uma empresa de assistência técnica autorizada é o estabelecimento comercial que presta serviços de manutenção, de forma onerosa, a determinados produtos, sem vínculo com o fabricante.
Mesmo as autorizadas podem prestar serviços a produtos que estão fora da garantia. Assim, você pode ter mais essa fatia do mercado e atender os clientes que tiveram perdas do prazo de garantia. Ou até mesmo tipos de serviços que não se enquadram nessa forma de seguro.
A maioria das garantias cobre defeitos dos aparelhos de fabricação. Já os por mau uso ficam por conta do proprietário. Usou indevidamente, deixou cair no chão ou qualquer outro fator externo que tenha causado dano ao funcionamento, mesmo sem querer querendo, pode ser mais orçamento para sua prestadora.
Vantagens de se tornar uma assistência técnica autorizada
Algumas marcas indicam que ao ser tornar uma assistência técnica autorizada, a prestadora passa a ter algumas vantagens como:
- Agilidade no recebimento de peças;
- Oferecem treinamento (online e presencial) para instalação e reparos dos equipamentos;
- Canais de compra facilitada;
- Contato com consultores da marca;
- Algumas marcas como a Samsung, disponibilizam o contato dos prestadores credenciados no site oficial, de acordo com a localização.
Todas essas vantagens, com certeza, vão agregar muito valor ao seu negócio. E muito mais que ter uma fachada com a logo da marca credenciada, é importante seguir as regras abaixo.
O que é necessário para ser uma assistência técnica autorizada?
Qualquer prestadora pode se submeter à marca desejada. Basta preencher o cadastro para se tornar uma assistência autorizada. Os requisitos variam de marca para marca. Mas é bom estar adequado.
Além disso, sempre com os documentos em dia. Após o cadastro, o setor responsável de cada marca faz uma análise para checar se a qualidade da prestadora é compatível com a dela.
Antes de se solicitar o credenciamento, verifique os seguintes documentos:
- Pelo menos dois (2) anos de atuação com CNPJ ativo;
- Boa estrutura física para receber os clientes e também realizar os reparos de forma adequada;
- Certidão de negatividade não apresentar nenhum débito;
- Ser referência na região que atua;
Preste um bom serviço, mas não abuse do preço
Seu serviço é bom, o melhor do bairro, por isso o valor do seu reparo é bem mais alto, comparado com os seus concorrentes? Preste atenção se não está perdendo cliente por aí.
Nem toda prestadora está adequada a se tornar uma assistência técnica autorizada. Mas há muitas que podem e que cobram um valor menor que o seu.
E o preço é um dos fatores decisivos para fechar um orçamento em casos de reparo. Claro que não é o único, mas vamos deixar essa reflexão aqui…
Além do valor, como é a qualidade de atendimento? Você e a equipe tratam bem o cliente desde o primeiro contato até o último?
Tudo isso pode impactar na sua imagem. E mesmo que a prestadora tenha um bom trabalho de canais de comunicação como site e redes sociais, o tratamento pessoal é o conta na hora do jogo.
O gestor de uma assistência técnica autorizada precisa ter em mente que a recomendação boca a boca continua firme e forte, mesmo com a facilidade de busca na internet.
Por isso, mantenha sua equipe muito bem treinada. Qualquer deslize pode custar um contrato com uma marca grande para a qual a empresa presta serviço, ocasionando impacto até no fluxo de caixa.
Como se tornar assistência técnica autorizada das seguintes marcas
A Field não vai te deixar com vontade de ser uma assistência técnica autorizada e encerrar o assunto por aqui. Mapeamos o credenciamento das principais marcar para facilitar a sua vida (e a da sua empresa:
- Brastemp, Consul e KitchenAid
- Britânia
- Carrier
- Eletrolux
- Elgin
- LG
- Philco
Como se tornar uma empresa de manutenção de referência?
Com uma alta produtividade, não tem como não oferecer serviços de instalação de reparos de acordo com a expectativa do mercado e, principalmente dos clientes.
Você, como gestor, tem mapeado os principais problemas que impedem que a sua empresa de manutenção seja referência no seu segmento?
A gente sabe a correria do seu dia a dia. E ficar pontuando processos com falhas e erros, em papel ou em uma planilha de excel, acarreta perda de tempo. Mas conhecer o que impede que sua equipe externa atenda mais visitas é importante em diversos sentidos.
Não só para conhecimento interno, mas o que impacta diretamente o atendimento ao cliente (o que fará ele te recomendar ou não para os mais chegados dele).
E nada melhor que ter uma forcinha (ou um super empurrão, dependendo do caso) para eliminar os erros e ter ferramentas e processos aliados na alta qualidade. Primeiro, te indicamos um exercício, não se preocupe que não vamos te fazer suar a camisa.
Separe uma hora do seu expediente. Nesses sessenta minutos, analise os seguintes processos:
- As reclamações mais frequentes dos clientes (atrasos dos técnicos/agendamentos não realizados/mau atendimento);
- Você sabe onde estão seus técnicos agora?
- O formato da ordem de serviço está adequado e com o uso fácil?
- Como é a comunicação entre a gestão e a equipe externa?
- A agenda com todos os chamados do dia é organizada de acordo com a habilidade e localização de cada técnico?
Reverta o quadro
Esses são apenas alguns pontos que têm responsabilidade direta e indireta na sua produtividade. E são mais que bons motivos para você passar a produzir e/ou analisar relatórios de produtividade.
Toda prestadora tem erros para eliminar e acertos para exaltar. E o uso da tecnologia facilita e ainda faz com que sua prestadora vire referência e atue como assistência técnica autorizada logo no primeiro cadastro.
Como aumentar a produtividade da empresa?
Com o ajuste de alguns processos e implementação de ferramentas digitais como ordem de serviço, localização dos técnicos em tempo real, relatórios produzidos de forma automática e painel de controle que indica quais atividades estão em andamento, agendadas e com impedimentos, o gestor tem uma visão global para tomar rápidas decisões e promover o melhor atendimento ao cliente.
Você pode começar clicando neste link e mudar a realidade da sua prestadora ao agendar uma demonstração GRÁTIS.
Mas fica o convite para continuar a nossa conversa no site: www.fieldcontrol.com.br. Lá temos pessoas apaixonadas em resolver problemas de gestão de equipes externas que você pode chamar no chat a qualquer hora. Partiu nos encontrar lá?