Como nosso país é tropical, muitas regiões sofrem com as altas temperaturas boa parte do ano. Mesmo durante o inverno, a utilização de equipamentos de climatização é feita para circulação de ar em ambientes fechados. Isso significa que é um mercado com demandas constantes, principalmente pela execução da manutenção preventiva que deve ser feita com planejamento, independentemente do clima.
Para se ter ideia do tamanho do mercado, apenas em 2022, a indústria deve produzir 3,573 milhões de unidades de equipamentos de climatização e ar-condicionado, de acordo com a Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento.
Agora, fica a pergunta: sua equipe de campo está preparada para atender toda essa demanda de instalação de novos equipamentos, além da prevenção e correção daqueles em utilização?
Estar preparado para atender os chamados agendados para execução da manutenção preventiva e de prontidão para a manutenção corretiva é fundamental para resolver o problema do cliente e retê-lo. E mais que atender toda a agenda do dia, evitar retrabalho que causam prejuízos por falhas de comunicação e execução deve estar entre as prioridades da gestão de uma empresa de instalação e manutenção.
Se você é um prestador de serviços de climatização, foque neste conteúdo para melhorar sua produtividade e lucro!
Como aumentar o desempenho da equipe de manutenção e instalação no segmento de climatização?
Conscientize o cliente sobre a importância da manutenção corretiva
O trabalho de climatização não é baseado apenas na instalação do aparelho de ar-condicionado ou refrigeração. Para melhor conservação e funcionamento pleno com a adequação esperada do clima daquele ambiente, a troca frequente de filtros e demais prevenções devem ser feitas dentro da indicação de cada fabricante.
Ainda, quando não realizado esse tipo de manutenção, a saúde das pessoas que circulam ou vivem naquele ambiente fica comprometida, além da possibilidade de multa, dependendo da edificação.
O PMOC, Plano de Manutenção, Operação e Controle é obrigatório para ambientes coletivos que fazem uso de climatização.
Com isso, você tem muito a oferecer aos seus clientes, além da instalação e também da manutenção corretiva.
Porém, na alta temporada, como manter a agenda em dia, atuando com instalação, prevenção e correção?
Para que todas as visitas sejam atendidas conforme o esperado e não deixar nenhum cliente na mão, desde os mais antigos até os que estão chegando, focar na organização dos processos é fundamental.
Planilha de controle de ordem de serviço
O primeiro passo é saber quais são as chamadas do dia e o que está acontecendo no momento. E nada melhor que uma planilha de ordem de serviço. Nela, o gestor responsável pelos agendamentos consegue saber a demanda de cada equipe e até a previsão de encerramento, já que dados importantes são preenchidos como o cliente, local e até horário.
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Como localizar minha equipe de campo de climatização sem rastreador
A planilha de controle de ordem de serviço auxilia e melhora muito na organização dos futuros chamados e até daqueles que são abertos em caráter de emergência.
Imagine que você atende um banco e durante aquele dia quente, com temperatura acima de 30°C, o ar-condicionado para de funcionar. Mais que causar desconforto aos clientes, os funcionários que ficam ali boa parte do dia sofrerão com o calor em excesso.
O atendimento rápido nesse caso é imprescindível para resolver o problema e efetivar a existência da sua empresa e até mesmo o contrato entre prestadora de serviços e cliente.
Para isso, saber onde a equipe está em tempo real dá condições de enviar ao local a equipe que está mais próxima daquele endereço. Por isso, mais que a localização, o status de cada visita por equipe é fundamental para essa ação.
O rastreamento não é feito pelo veículo da frota, mas pelo aplicativo que o técnico utiliza e que não tem apenas essa função. Por meio deste app, o colaborador preenche ordem de serviço, relatório fotográfico, checklist e ainda pede para o cliente assinar ali mesmo, eliminando 100% o papel da operação.
Ainda, ao saber essa localização em tempo real, a empresa mais que atender o cliente mais rápido, economiza com combustível, já que evita longas rotas e tempo em tráfego intenso.
Saiba como tudo isso funciona na prática de forma personalizada para sua empresa (e não importa o tamanho dela, você pode ter 5 técnicos ou 50). O Field Control, sistema de gestão de equipes externas, foi desenvolvido para que pequenas e médias empresas de manutenção tenham acesso ao melhor que a tecnologia pode oferecer com foco no aumento de desempenho. Com ele, sua empresa aumenta a produtividade em 40% e ainda economiza com combustível, papel, efetivando a comunicação entre as equipes e clientes.
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