Como nosso país é tropical, muitas regiões sofrem com as altas temperaturas boa parte do ano. Mesmo durante o inverno, a utilização de equipamentos de climatização é feita para circulação de ar em ambientes fechados. Isso significa que é um mercado com demandas constantes, principalmente pela execução da manutenção preventiva que deve ser feita com planejamento, independentemente do clima.
Para se ter ideia do tamanho do mercado, apenas em 2022, a indústria deve produzir 3,573 milhões de unidades de equipamentos de climatização e ar-condicionado, de acordo com a Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento.
Agora, fica a pergunta: sua equipe de campo está preparada para atender toda essa demanda de instalação de novos equipamentos, além da prevenção e correção daqueles em utilização?
Estar preparado para atender os chamados agendados para execução da manutenção preventiva e de prontidão para a manutenção corretiva é fundamental para resolver o problema do cliente e retê-lo. E mais que atender toda a agenda do dia, evitar retrabalho que causam prejuízos por falhas de comunicação e execução deve estar entre as prioridades da gestão de uma empresa de instalação e manutenção.
Se você é um prestador de serviços de climatização, foque neste conteúdo para melhorar sua produtividade e lucro!
Como aumentar o desempenho da equipe de manutenção e instalação no segmento de climatização?
Conscientize o cliente sobre a importância da manutenção corretiva
O trabalho de climatização não é baseado apenas na instalação do aparelho de ar-condicionado ou refrigeração. Para melhor conservação e funcionamento pleno com a adequação esperada do clima daquele ambiente, a troca frequente de filtros e demais prevenções devem ser feitas dentro da indicação de cada fabricante.
Ainda, quando não realizado esse tipo de manutenção, a saúde das pessoas que circulam ou vivem naquele ambiente fica comprometida, além da possibilidade de multa, dependendo da edificação.

Solicitações de serviços de climatização organizadas no Field Control, sistema de gestão de equipes externas
O PMOC, Plano de Manutenção, Operação e Controle é obrigatório para ambientes coletivos que fazem uso de climatização.
Com isso, você tem muito a oferecer aos seus clientes, além da instalação e também da manutenção corretiva.
Porém, na alta temporada, como manter a agenda em dia, atuando com instalação, prevenção e correção?
Para que todas as visitas sejam atendidas conforme o esperado e não deixar nenhum cliente na mão, desde os mais antigos até os que estão chegando, focar na organização dos processos é fundamental.
Planilha de controle de ordem de serviço
O primeiro passo é saber quais são as chamadas do dia e o que está acontecendo no momento. E nada melhor que uma planilha de ordem de serviço. Nela, o gestor responsável pelos agendamentos consegue saber a demanda de cada equipe e até a previsão de encerramento, já que dados importantes são preenchidos como o cliente, local e até horário.
Clique no banner e tenha acesso GRÁTIS a um formato ideal para empresas de manutenção e instalação:
Como localizar minha equipe de campo de climatização sem rastreador
A planilha de controle de ordem de serviço auxilia e melhora muito na organização dos futuros chamados e até daqueles que são abertos em caráter de emergência.
Imagine que você atende um banco e durante aquele dia quente, com temperatura acima de 30°C, o ar-condicionado para de funcionar. Mais que causar desconforto aos clientes, os funcionários que ficam ali boa parte do dia sofrerão com o calor em excesso.
O atendimento rápido nesse caso é imprescindível para resolver o problema e efetivar a existência da sua empresa e até mesmo o contrato entre prestadora de serviços e cliente.

Saber a localização da equipe de campo de climatização em tempo real melhora a produtividade da empresa e fidelidade do cliente
Para isso, saber onde a equipe está em tempo real dá condições de enviar ao local a equipe que está mais próxima daquele endereço. Por isso, mais que a localização, o status de cada visita por equipe é fundamental para essa ação.
O rastreamento não é feito pelo veículo da frota, mas pelo aplicativo que o técnico utiliza e que não tem apenas essa função. Por meio deste app, o colaborador preenche ordem de serviço, relatório fotográfico, checklist e ainda pede para o cliente assinar ali mesmo, eliminando 100% o papel da operação.
Ainda, ao saber essa localização em tempo real, a empresa mais que atender o cliente mais rápido, economiza com combustível, já que evita longas rotas e tempo em tráfego intenso.
Saiba como tudo isso funciona na prática de forma personalizada para sua empresa (e não importa o tamanho dela, você pode ter 5 técnicos ou 50). O Field Control, sistema de gestão de equipes externas, foi desenvolvido para que pequenas e médias empresas de manutenção tenham acesso ao melhor que a tecnologia pode oferecer com foco no aumento de desempenho. Com ele, sua empresa aumenta a produtividade em 40% e ainda economiza com combustível, papel, efetivando a comunicação entre as equipes e clientes.
Agende agora sua demonstração GRÁTIS com nosso time de especialistas em gestão e entenda como o Field Control resolve os seus problemas atuais,