Climatização: como aumentar o desempenho da equipe

Como nosso país é tropical, muitas regiões sofrem com as altas temperaturas boa parte do ano. Mesmo durante o inverno, a utilização de equipamentos de climatização é feita para circulação de ar em ambientes fechados. Isso significa que é um mercado com demandas constantes, principalmente pela execução da manutenção preventiva que deve ser feita com planejamento, independentemente do clima.

Para se ter ideia do tamanho do mercado, apenas em 2022,  a indústria deve produzir 3,573 milhões de unidades de equipamentos de climatização e ar-condicionado, de acordo com a Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento.

 

 

Agora, fica a pergunta: sua equipe de campo está preparada para atender toda essa demanda de instalação de novos equipamentos, além da prevenção e correção daqueles em utilização?

Estar preparado para atender os chamados agendados para execução da manutenção preventiva e de prontidão para a manutenção corretiva é fundamental para resolver o problema do cliente e retê-lo. E mais que atender toda a agenda do dia, evitar retrabalho que causam prejuízos por falhas de comunicação e execução deve estar entre as prioridades da gestão de uma empresa de instalação e manutenção.

Se você é um prestador de serviços de climatização, foque neste conteúdo para melhorar sua produtividade e lucro!

Como aumentar o desempenho da equipe de manutenção e instalação no segmento de climatização?

Conscientize o cliente sobre a importância da manutenção corretiva 

O trabalho de climatização não é baseado apenas na instalação do aparelho de ar-condicionado ou refrigeração. Para melhor conservação e funcionamento pleno com a adequação esperada do clima daquele ambiente, a troca frequente de filtros e demais prevenções devem ser feitas dentro da indicação de cada fabricante.

Ainda, quando não realizado esse tipo de manutenção, a saúde das pessoas que circulam ou vivem naquele ambiente fica comprometida, além da possibilidade de multa, dependendo da edificação.

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Solicitações de serviços de climatização organizadas no Field Control, sistema de gestão de equipes externas

 

O PMOC, Plano de Manutenção, Operação e Controle é obrigatório para ambientes coletivos que fazem uso de climatização.

Com isso, você tem muito a oferecer aos seus clientes, além da instalação e também da manutenção corretiva.

Porém, na alta temporada, como manter a agenda em dia, atuando com instalação, prevenção e correção?

Para que todas as visitas sejam atendidas conforme o esperado e não deixar nenhum cliente na mão, desde os mais antigos até os que estão chegando, focar na organização dos processos é fundamental.

 

Planilha de controle de ordem de serviço

O primeiro passo é saber quais são as chamadas do dia e o que está acontecendo no momento. E nada melhor que uma planilha de ordem de serviço. Nela, o gestor responsável pelos agendamentos consegue saber a demanda de cada equipe e até a previsão de encerramento, já que dados importantes são preenchidos como o cliente, local e até horário.

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Como localizar minha equipe de campo de climatização sem rastreador

A planilha de controle de ordem de serviço auxilia e melhora muito na organização dos futuros chamados e até daqueles que são abertos em caráter de emergência.

Imagine que você atende um banco e durante aquele dia quente, com temperatura acima de 30°C, o ar-condicionado para de funcionar. Mais que causar desconforto aos clientes, os funcionários que ficam ali boa parte do dia sofrerão com o calor em excesso.

O atendimento rápido nesse caso é imprescindível para resolver o problema e efetivar a existência da sua empresa e até mesmo o contrato entre prestadora de serviços e cliente.

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Saber a localização da equipe de campo de climatização em tempo real melhora a produtividade da empresa e fidelidade do cliente

 

Para isso, saber onde a equipe está em tempo real dá condições de enviar ao local a equipe que está mais próxima daquele endereço. Por isso, mais que a localização, o status de cada visita por equipe é fundamental para essa ação.

O rastreamento não é feito pelo veículo da frota, mas pelo aplicativo que o técnico utiliza e que não tem apenas essa função. Por meio deste app, o colaborador preenche ordem de serviço, relatório fotográfico, checklist e ainda pede para o cliente assinar ali mesmo, eliminando 100% o papel da operação.

Ainda, ao saber essa localização em tempo real, a empresa mais que atender o cliente mais rápido, economiza com combustível, já que evita longas rotas e tempo em tráfego intenso.

Saiba como tudo isso funciona na prática de forma personalizada para sua empresa (e não importa o tamanho dela, você pode ter 5 técnicos ou 50). O Field Control, sistema de gestão de equipes externas, foi desenvolvido para que pequenas e médias empresas de manutenção tenham acesso ao melhor que a tecnologia pode oferecer com foco no aumento de desempenho. Com ele, sua empresa aumenta a produtividade em 40% e ainda economiza com combustível, papel, efetivando a comunicação entre as equipes e clientes.

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Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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