Estar à frente de uma equipe de campo exige algumas habilidades para bater as metas e atender o crescimento da empresa. Para que você e seu negócio sejam destaque no mercado e segmento de atuação, confira 10 passos para engajar prestadores de serviços que toda liderança e gestão de equipes externas precisa ler!
10 passos para engajar prestadores de serviços externos
- Foque na comunicação o tempo todo
- Ouça a equipe, mesmo de longe
- Implemente treinamentos
- Repasse o feedback dos clientes (positivos e negativos)
- Utilize sistema de gestão de equipes externas
- Ofereça premiações para reconhecimento
- Exalte as habilidades de cada profissional
- Confie e seja confiável
- Retenha os melhores talentos
- Mantenha a motivação, mesmo em momentos difíceis
Confira os detalhes de cada um deles:
1 – Foque na comunicação o tempo todo
Informações não faltam! Somos bombardeados o tempo todo por e-mails, mensagens de whatsapp, anúncios de coisas que nem precisamos. Mas, a forma como você se comunica com o time faz toda a diferença quando se trata de resultado.
Uma comunicação assertiva é aquela que não tira foco e informa realmente o necessário. Quando a equipe está em campo, precisa estar atenta a diversos fatores como trânsito, relacionamento com o cliente, resolução/implementação do trabalho proposto, cumprir todos os requisitos, preenchendo os processos necessários.
Para isso, não emita comunicações que não façam sentido para que a distração não aconteça ou até mesmo cause interrupções desnecessárias que prolonguem uma visita.
Como liderança e gestão de equipes, mostre-se sempre disponível e indique quando estará com a agenda fechada com reuniões ou demandas importantes que exigem 100% da sua atenção.
2 – Ouça a equipe, mesmo de longe
Esteja sempre aberto/a a ouvir o que a equipe tem a dizer. Geralmente, esses profissionais estão diretamente em contato com o cliente e podem trazer sugestões e críticas valiosas para o produto ou serviço prestado.
Líder de portas fechadas não tem boa aceitação. Esteja disponível o máximo possível para apoiar, tirar dúvidas e aceitar sugestões.
3 – Implemente treinamentos
Como crescer se o time não evolui tecnicamente? Com o avanço da tecnologia, novas facilidades são lançadas todos os dias no mercado. Muitas delas podem melhorar a execução dos processos promovendo qualidade no trabalho e também aumentando o bem-estar da equipe.
Para isso, implemente treinamentos sempre que aderir uma nova ferramenta ou para motivar os colaboradores. Atividades fora da rotina engajam o clima organizacional, estimulam a criatividade e troca de experiências.
Existem vários tipos de treinamento para equipes externas e com certeza, você saberá encaixar um dentro da sua realidade!
4 – Repasse o feedback dos clientes (positivos e negativos)
Ter uma avaliação de clientes bem implementada indica como está o desempenho da equipe. Como cada membro é um indivíduo com características e personalidade diferentes (ainda bem!), a atuação diante dos clientes proporciona diversas experiências. Muitas delas, positivas e também negativas.
Mais que colher a opinião dos clientes após o serviço prestado, que tal compartilhá-la com a equipe? Mas lembre-se sempre de empatia em momentos como esse. Em casos de situações e queixas graves de clientes, ouça os dois lados. Inclua na rotina a tarefa de dar feedback com reuniões com esse propósito.
A importância do feedback do cliente é alta, pois é uma métrica sobre a qualidade e até fidelização do contrato de prestação de serviço. Além de um indício sobre quais pontos cada colaborador/a pode melhorar e até exaltar como ponto forte.
5 – Utilize sistema de gestão de equipes externas
Se a equipe é externa, nada como atender todas as demandas, utilizando as ferramentas corretas. A primeira delas é a ordem de serviço digital. Afinal, se a equipe está na rua, o envio por um software para gerenciar prestação de serviços faz todo o sentido. Sem papel, sem rasura, sem informação não preenchida.
Além da OS, fotos são anexadas e checklists e relatórios fotográficos preenchidos e compartilhados com o cliente em um clique. Ainda, a liderança e gestão de equipes tem a localização exata em tempo real de cada profissional, sem rastreador no carro. Ou seja, mesmo que a empresa não tenha uma frota própria, esse rastreamento é feito via aplicativo.
Mesmo para quem tem empresas com veículos, o sistema de gestão de equipes externas proporciona economia. É possível fazer a otimização de rotas de acordo com a agenda, reduzindo assim o tempo no trânsito e reduzindo as contas com combustível.
Outra vantagem é compartilhar com o cliente a rota. Dessa forma, ele saberá exatamente quando a pessoa chegará ao local, evitando assim ligações questionando quando será atendido.
O Field Control é o sistema de gestão de equipes externas mais completo do mercado e disponibiliza essas e outras ferramentas que aumentam a produtividade em 40%.
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6 – Ofereça premiações para reconhecimento
Quem não gosta de ser reconhecido pelo trabalho realizado acima da média? Como gestor/a, implementar metas reais é o básico, mas saber reconhecer isso é um requisito de uma equipe considerada produtiva. Existem vários exemplos de bonificação para funcionários além da premiação em dinheiro que é uma boa. Folgas, cursos, vouchers estão entre as sugestões mais utilizadas.
Além de ser um estímulo para se atingir os resultados esperados, trabalhar com metas indica uma direção de crescimento para a empresa.
Você já tem esses pontos bem definidos na sua gestão?
7 – Exalte as habilidades de cada profissional
Quando a liderança e gestão de equipes sabe quais as melhores habilidades de cada integrante, consegue demandar a melhor pessoa para determinados chamados.
Se o profissional tem determinada habilidade que está sendo requisitada em uma chamada, por exemplo, falha em um equipamento específico, no qual essa pessoa tem domínio, nada melhor do que direcioná-la para esse cliente.
Mais que questionar essas qualidades na entrevista no momento da seleção, com o Field Control, os relatórios de qualidade e produtividade também indicam essa métrica que aumenta a produtividade e resolve as demandas rapidamente, deixando o cliente satisfeito pela solução do problema.
8 – Confie e seja confiável
Delegar é uma das maiores dificuldades dos líderes. Entretanto, você não dá conta de tudo, por isso tem uma equipe contratada para exercer todas as funções que cada cargo exige.
A confiança se conquista no dia a dia, por isso, é indicado desde o início da contratação estabelecer uma relação amigável e de respeito.
Nada de ficar questionando a cada cinco minutos o que a pessoa está fazendo. Estabeleça contatos e comunicação que realmente farão efeito no resultado final. Ao fim do dia, a qualidade do trabalho se mostrará por si só.
9 – Retenha os melhores talentos
Dependendo do seu mercado de atuação, a oferta de trabalho é alta. Reter os melhores talentos torna-se mais um desafio para sua lista de liderança e gestão de equipes.
Se o turnover da equipe externa é alto, valorize seu funcionário. Atente-se nas dicas:
- Analise se o salário pago está dentro do mercado;
- Implemente programas de atualização e educação;
- Adota premiações diferenciadas;
- Tenha ferramentas e processos que facilitem o trabalho, assim como os demais instrumentos necessários para a execução das atividades.
10 – Mantenha a motivação, mesmo em momentos difíceis
Deixamos esse item por último porque realmente é desafiador. Em momentos de crise financeira da empresa ou até mesmo situações pessoais difíceis, manter o engajamento de equipes ultrapassa o lado profissional e entra em cena o nosso lado emocional.
Tenha uma relação de transparência em momentos difíceis e mostre para a equipe os caminhos para saídas das crises. Quando uma equipe engajada sabe e atua com foco no propósito da empresa, tudo fica mais fácil, até mesmo o clima. E isso se conquista aos poucos, no dia a dia, mesmo com as equipes externas.
E se precisar de um apoio nessa temática, sugerimos as leituras: