Contratos e serviços avulsos: como fazer a cobrança?

Instalação de novos equipamentos acontecem todos os dias. Afinal, o comércio não para, seja em lojas físicas, seja por e-commerce. Essa demanda precisa ser atendida. Há muitos consumidores que fazer contratação de serviços particulares da instalação, que é um bom nicho de mercado para as prestadoras. Mas como fazer essa cobrança? Será que a relação contratos e serviços avulsos é a melhor forma?

Existem dois formatos de serviços avulsos:

1. Quando o comércio ou até mesmo a marca não tem uma equipe externa própria e faz parceria terceirizada para instalação, o que é muito comum;
  2. A pessoa física faz uma compra sem assistência já inclusa no valor e precisa fazer a contratação para instalação a parte.

Os dois casos são vantajosos, desde que cobrados de acordo com todas as despesas para que não haja prejuízo. E isso é o que o Field mais deseja: que sua prestadora não gaste mais do que recebe.

Para a primeira opção, no caso indicado como parceria terceirizada, basta ter um contrato com número de visitas por mês, e caso ultrapasse, fazer a cobrança a parte por cada chamada extra. E não se esqueça do contrato. É um documento de alto valor para os dois lados. Direitos, deveres e mais ainda, segurança para garantir que tudo o que foi acordado será feito. E esses são alguns motivos que orientamos para incluí-lo como processo na prestadora. Sobre esse assunto, temos um texto específico para te convencer: Qual a importância de ter contratos com empresas?.

Contratos e serviços avulsos

Agora, e quando a pessoa é física, e irá te contratar apenas uma vez para o trabalho? Será que vale a pena redigir um contrato só para essa única visita?

A resposta da Field é sim. Não precisa ser aquele contrato enorme, com letras miúdas e cheios de cláusulas. Apenas um documento que formalize o que será feito e quais serão as funções da contratante. Se quiser otimizar, faça um único documento como a ordem de serviço + contrato nesses casos. Além de tempo, a burocracia ficará longe desse tipo de atendimento, que precisa ser rápido. E nesse caso que é apenas de instalação, poupar tempo do cliente e do técnico, é garantia de boa produtividade lá no fim do mês.

Sobre o custo

Não faz ideia do quanto cobrar pelos serviços avulsos? Simples, se você tem toda a sua jornada diária mapeada, desde o deslocamento do técnico até quanto tempo ele irá demandar para fazer a determinada instalação, pode tirar daí boas métricas de cobrança.

Se está se perguntando como fazer isso, sentimos dizer que seus processos e ferramentas podem estar desatualizados, deixando sua prestadora para trás. Mas como a Field está aqui para otimizar a qualidade da prestação de serviços do Brasil, vamos te quebrar o galho, ou melhor, a árvore inteira (no sentido figurado, somos muito amigos do meio ambiente por aqui).

Para saber por quanto tempo e a forma como cada ordem de serviço é executada, a informatização faz tudo isso por você. Não tem mais o porquê, o gestor ficar fazendo cálculos, planilhas, fórmulas para redução de combustível ao contraponto de encontrar saídas para que o técnico chegue na visita no horário agendado. O sistema de gestão de equipes externas tem todas essas atribuições e automatiza muitas outras.

Com esses dados, é possível saber qual o custo de um técnico na rua para atendimento avulso, e ainda, surpreender o cliente com aquele atendimento classe A. Isso significa ter o técnico chegando no horário combinado, sem papel, já que a ordem de serviço e o check-list são enviados por e-mail e assinados em um aplicativo no smartphone do técnico.

Mesmo sua empresa sendo PME, é possível adotar esse sistema. O custo é por técnico. Quer uma parceria mais democrática que essa? Não fique só na curiosidade. Além do nosso site www.fieldcontrol.com.br, no qual você fica sabendo como qual processo funciona, a gente te dá um TESTE GRATUITO. Venha conhecer a Field Control e potencialize sua prestação de serviços.