Como fazer um contrato de prestação de serviços?

O contrato de prestação de serviços é o documento mais importante da empresa. Sim, isso mesmo. Mais que a própria ordem de serviço. Não estamos exagerando. É ele que garante que as partes envolvidas cumpram com as ações que foram acordadas no momento da venda. Você sabe por onde começar, quando está produzindo um? Como o propósito da Field é aumentar a qualidade da prestação de serviços no Brasil, vamos ensinar como fazer um contrato de prestação de serviços.

Esse documento precisa desde informações básicas até as mais complexas. Sabe quando você vai contratar algum serviço e tem que dar um visto em 10 páginas? Então, as empresas utilizam o contrato para se proteger e estabelecer regras e condições que assegurem a credibilidade e também que o pagamento será realizado. E por que não a sua deve ter um?

Se sua prestadora ainda não emite esse documento, pode começar desde já, inclusive com as novas vendas. As antigas, o responsável pela administração e área financeira pode entrar em contato e enviar o documento já pronto, informando que a partir de agora, haverá essa forma de atuação da empresa. Fica ali tudo esclarecido, em ponto e vírgula.

Dados que precisam conter em um contrato de prestação de serviços

Mais que nome, CNPJ/CPF, endereço, para que o contrato de prestação de serviços realmente cumpra o objetivo, sempre que for formular um modelo, não esqueça de inserir os seguintes dados:

• área de cobertura, caso a empresa tenha mais de uma sede;
  • quais serviços estão cobertos na prestação;
  • quando houve troca de peças, o custo será da prestadora ou do cliente;
  • em casos de manutenção, qual será o período da visita. O ideal é criar um calendário com datas acordadas entre a prestadora e cliente. Ou determinar um número de visitas dentro do período;
  • tempo de vigência do contrato: seis meses, um ano, dois anos.

Não deixe de especificar todas as atividades que serão feitas durante as visitas. Essa é uma informação muito importante. Se você quer mais opções para inclusão no contrato, preparamos algo mais robusto no link: Contrato para prestadoras de serviços: Por que devo ter?.

Formato digital ou impresso?

Hoje em dia, muitas empresas adotaram o formato digital de contrato. Além da economia com papel e espaço, o envio do documento via correio ou motoboy é eliminado. Ainda, esse formato facilita muito na agilidade. A assinatura pode ser digital e o acesso ao contrato de prestação de serviços pode ser consultado sempre que tiver dúvidas. Essa é uma nova tendência para as prestadoras que também já utilizam um outro documento bem importante de forma digital, a ordem de serviço.

A decisão do formato, claro que cabe a gestão decidir. Mas quando se tem alternativas que facilitam a vida, por que não utilizá-la?

Não se esqueça que a tecnologia tem um papel fundamental na prestação de serviços no Brasil e tem não só auxiliado na gestão, mas também provocado aumento considerável na produtividade.

Ter segurança nas ações do dia a dia é imprescindível para manter um negócio bem sucedido. Por isso, além do contrato para prestação de serviços esclarecido aqui, te convidamos para conhecer o Field Control, sistema de gestão de equipes externas. Desenvolvemos um software que promove melhorias na sua prestação. E ainda auxilia na entrega de tudo o que é prometido em contrato. Vem saber mais: www.fieldcontrol.com.br.