Formulários online para negócios: aprenda a fazer

Formulários online para negócios: aprenda a fazer

Formulários online são uma boa pedida para as empresas que desejam ter resultado rápido e precisam de informações de um jeito seguro e fácil.

Existem diversas ferramentas disponíveis para cada objetivo. E aqui, você vai saber como preparar o seu formulário online. E mais ainda, descobrir para que e se ele é realmente necessário para atingir seu objetivo. 

Ninguém gosta de responder nada em vão e se for para produzir algo apenas para mostrar serviço, melhor deixar essa ideia para trás. 

A Field, por exemplo, utiliza check-list para as demandas da prestação de serviço.

Quer saber como é? É só baixar e utilizá-lo à vontade ou até mesmo para se inspirar na construção do seu: baixar modelo de check-list

Quanto ao custo, não se preocupe. O material é grátis.

 

O formulário tem que ter um foco muito bem estipulado.  

Pode ser desde um canal de coleta de dados para você conhecer seu cliente, por exemplo, até tentativa de resolver problemas que podem estar impactando o seu fluxo de caixa

 

Por que online?

Os formulários online são muito, mas muito econômicos. E tirando o tempo de produção e análise dos resultados, saem praticamente gratuitos. 

Bem melhor que ter que gastar com papel, tinta, impressão… 

Sem contar que o alcance das pessoas é bem maior. Um envio por e-mail ou disponibilizar no site até com chamadas nas redes sociais, faz com que mais e mais formulários sejam preenchidos. 

Bem diferente de quando a pessoa tinha que ir até o formulário.

A tecnologia proporciona o contrário.

O formulário vai atrás e encontra quem pode e precisa preenchê-lo. 

Se você souber usar bem, essas informações podem fazer verdadeiros milagres no seu negócio

E o mais importante – não basta coletar as informações. É preciso ter uma boa estratégia sobre o que serão feitas com ela. 

Não é justo para quem preenche e doa os dados, informações e o tempo (que tem um valor muito alto hoje em dia) e para quem produz e monitora o formulário. 

Não faça com que seja algo em vão. Faça com que realmente a pessoa se sinta prestigiada e se tiver um valor de troca, melhor ainda.

A empresa pode oferecer cupons de desconto na próxima compra ou serviço solicitado, um brinde que pode ser boné ou camiseta. Essa atitude pode contribuir com um bom retorno não só em quantidade, mas em qualidade. 

 

Quais tipos de formulários online eu posso utilizar?

  • Cadastro de novos clientes; 
  • Atualização de dados cadastrais 
  • Formulários de peças e serviços; 
  • Check-list de tarefas; 
  • Avaliação da qualidade do serviço. 

 

E sobre avaliação de serviços, temos algumas boas sugestões: Modelos de avaliação de atendimento ao cliente.

Enfim, os tipos são quase infinitos. Cabe aos envolvidos a definir qual a prioridade do momento da empresa. 

Por mais que tenha muitos objetivos e que cada área pode ter um formulário para chamar de seu, não saia por aí metralhando seus clientes com questionários. 

O primeiro precisa ser o mais urgente e ainda, uma boa oportunidade para checar a aceitação de retorno. 

 

Perguntas diretas com respostas curtas: o sucesso dos melhores formulários online 

O foco: seja objetivo. 

Nada de lenga lenga e fica no mundo fantasiado que não existe. 

O objetivo é resolver um problema? Vá direto e reto nele. 

E seja sincero. 

O formulário pode começar com um “cabeçalho”: Caro cliente, queremos sempre manter a alta qualidade dos nossos serviços, por isso, precisamos da sua contribuição. Verificamos que determinado produto/serviço está com problemas. Quer nos ajudar a resolver? (Preencha o formulário abaixo apenas em dois minutos). 

O tempo de preenchimento é importante. 

Sobre o que conter: os dados pessoais são relevantes como nome, telefone e cidade? Se não, corte e vá direto para o que é realmente necessário. 

Como cada formulário tem um propósito, não tem como a Field dar a letra para você. 

Pense que quanto mais informações e dados solicitar, maior o volume para analisar. 

 

E se ninguém responder? 

Pare e pense. Você responderia seu formulário? Ele é chato? Com perguntas sem noção e nada a ver com o tema proposto? 

Leia e releia quantas vezes for preciso. Consulte os demais membros do time. Leia em voz alta. 

Verifique a distribuição. Foi direcionada para as pessoas que tem interesse no assunto?

Se o público-alvo foi definido de forma errada ou até mesmo a distribuição, reprograme a rota

E caso sinta que não tem domínio no assunto e precisa de ajuda de especialistas, foque na galera que manda bem no marketing digital.  

Não é para contratar o vizinho do seu primo, é realmente em quem entende e manja do assunto. 

Trate com muito respeito seu caixa, invista em pessoas e processos que trarão resultados esperados ou até surpreendentes. 

Quer saber mais? Confira os conteúdos: 

Formulário de equipe externa: como está o seu?

Como avaliar a qualidade no atendimento do serviço prestado

 

Quais tipos de formulários online eu posso utilizar?

As perguntas de múltipla escolha são as que mais agradam, porque é só clicar em uma opção e pronto.

Mas é sempre bom deixar uma resposta com campo para a pessoa digitar a opinião. Nem sempre damos voz ao entrevistado e ele precisa ser ouvido.

Ouvindo o cliente e abrindo espaço para que esteja sempre disponível pode garantir muitos bons créditos.

O cliente é a pessoa que usa seu produto e serviço e pode dizer o que está bom e o que precisa mudar.

Já parou para pensar como vai esse espaço na sua empresa?

 

Onde aplicar

Por e-mail é a forma mais fácil e prática.

Porém, não é sair por aí disparando loucamente para toda lista que cair na sua mão.

É preciso cuidado. Escolha muito bem seu público-alvo.

Não faz ideia do que seja isso? Relaxa, a Field tem essa solução. Temos um conteúdo focado no tema: Público-alvo na prestação de serviços: como definir as vendas.

É, a aplicação de formulários online é simples, mas nem tanto. Por isso, reforçamos a necessidade de uma estratégia que traga resultados e cumpra os objetivos.

Você pode aplicá-lo também na fase pós-venda ou pós-prestação de serviços.

A avaliação do cliente, que não deixa de ser um formulário, pode ser aplicada ao fim de cada visita: Como avaliar a qualidade no atendimento do serviço prestado.

 

Como compilar os dados

Feito e aplicado, o formulário deve ser estudado.

E como o formato é online, os dados são produzidos de forma automática. Muito bom, não é mesmo? Santa tecnologia.

Foque nos dados mais interessantes e fique atento porque alguma surpresa pode surgir, como ideias que você nunca pensou e também soluções para problemas que afetam a qualidade do serviço oferecido.

O principal é não deixar os dados parados em um arquivo no computador.

Corrija os erros mais apontados e exalte o que tem de melhor.

 

A partir daí, a gestão da empresa não terá desculpas para corrigir os principais erros e exaltar aquilo que tem de melhor.

E com isso, te desejamos muito sucesso na sua ação.

 

Se quiser conhecer a Field, estamos te esperando no nosso site: www.fieldcontrol.com.br.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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