Como diminuir o turnover da equipe externa?

A rotatividade em empresas causa grande impacto na produtividade. Quando a demissão acontece de uma hora para outra, aí que causa problemas de agenda, principalmente quando falamos em prestação de serviços. Se há um grande turnover da equipe externa, o gestor precisa encontrar saídas rápidas para que todo o fluxo de atendimento não seja afetado. Quer vir com a gente?

Pegue um cafezinho e vamos discutir aqui os principais pontos que afetam um quadro de funcionários efetivo e sem grandes alterações.

Vários aspectos fazem com a rotatividade da equipe externa aconteça.

A concorrência não perdoa, não é mesmo? Quando se deparam com um técnico competente e com habilidades acima da média, oferece um alto salário e melhores condições de trabalho.

Sua prestadora fica sem esse colaborador e os clientes sentem a falta dele.

É possível evitar toda essa rotatividade que interfere na sua equipe, e claro, respinga diretamente na sua produtividade. Vamos começar pelo mais crítico: a gestão.

Impacto da gestão

Uma gestão eficiente impacta não só na produtividade e qualidade do atendimento ao cliente. Um técnico que se sente seguro e engajado com as ações do gestor vai querer ficar na sua empresa.

Se o ambiente e a forma de trabalho forem agradáveis, será um indício para ele ficar.

Promover uma boa liderança e relacionamento entre toda a equipe é algo que causa impactos diretos na rotatividade dos técnicos. Outra função importante do gestor é identificar possíveis comportamentos que possam refletir no atendimento ao cliente.

Muitas vezes, o técnico pode estar desmotivado (esse tema é tão importante que vamos falar só dele no tópico abaixo).

Por isso, analisar a equipe como um todo e se adiantar a possíveis problemas, é essencial para evitar a saída de bons profissionais que proporcionam uma alta produtividade na equipe como um todo.

Como a liderança é peça-chave e agrega muito o dia a dia da prestadora, fizemos um texto só sobre o assunto. A gente só te pede que siga para lá só quando terminar esse aqui. É só clicar aqui e se aprofundar: Liderança de equipes externas.

Motivação

Engajar e motivar. Estão aí duas palavras que tem um significado gigantesco quando o tema é produtividade. E mais que isso, elas evitam a rotatividade da equipe externa.

Os técnicos sentem-se mais confiantes ao fazer parte daquela empresa que tanto se esforça para proporcionar as melhores condições de trabalho.

Vários aspectos são responsáveis pela motivação.

Na verdade, podemos dizer que é um combo: salário, boas condições de trabalho, ambiente agradável, a gente cumpre o que que promete…

Quem não quer ficar em uma empresa com todas essas características? Não que a pessoa irá ficar para sempre, mas estará comprometida com o trabalho, sem passar pela tentação de te deixar.

Muitas empresas hoje em dia utilizam a premiação para promover uma melhor produtividade e até retenção de profissionais. Sim, sabemos que o orçamento é curto.

Mas hoje é possível encontrar alternativas. Aqui a gente te sugere algumas que não vão impactar no seu caixa.

Pesquisamos as sugestões que encaixam muito bem em pequenas e médias empresas: Como premiar funcionários: sugestões para PMEs.

Uso de bons equipamentos e ferramentas

Quem quer sair por aí com carros sujeitos a pararem a caminho de uma visita? Isso pode acontecer, coisas quebram, afinal.

Se o veículo não recebe manutenção devida corre riscos de sofrer panes, quem sofre mais é o técnico, que pode passar aquele perrengue no meio de uma avenida movimentada.

Por isso, sua frota precisa sempre estar em dia. Não só para evitar transtornos ao técnico e atrasos no cliente. A segurança do funcionário precisa estar entre as prioridades da gestão.

E por que não aderir a tecnologia para facilitar a gestão e o dia a dia dos técnicos?

Já existe um sistema de gestão de equipes externas que, além de aumentar a produtividade, eliminam algumas tarefas burocráticas por parte do técnico.

Ter uma equipe sem grandes mudanças é algo muito valioso. Ainda mais quando se tem técnicos que proporcionam um atendimento reconhecido e de excelência aos clientes.

Relatório de produtividade

A Field sabe muito bem dos desafios que uma prestadora passa. No momento da contratação, não temos ideia sobre a personalidade daquela pessoa que passará uma boa parte do dia com você.

Mas sempre que reconhecer um talento, não o deixe escapar. Estar à frente com a sua prestação de serviço reflete diretamente na fidelização do cliente.

Analisar sempre a produtividade de cada técnico e da equipe como um todo também garante bons resultados e saber mais em quais áreas eliminar os erros e ressaltar as principais qualidades.

Entre todas as demandas do seu dia como gestor, ter mais esse relatório para fazer é desafiador.

Lembra aquele sistema citado lá em cima? Ele faz tudo isso de forma automática para você.

Ali, você pode mensurar e ajustar o trabalho de cada técnico, mantendo uma conversa franca com todos da equipe e reforçar sempre o propósito da empresa.

E por falar em propósito, o da Field é promover uma melhor prestação de serviços no Brasil. Se estamos alinhados na mesma proposta, venha nos conhecer.

Lá no nosso site, tem detalhes sobre o nosso sistema. E mais que isso, temos um time todo te esperando para conversar e conhecer suas dores na gestão.

E com isso, esperamos contribuir para que a rotatividade da equipe externa seja a menos impactante possível e te traga cada vez mais frutos.

Vem com a gente: www.fieldcontrol.com.br.