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Clientes inativos na prestação de serviço

Clientes inativos na prestação de serviço

Se existe um quadro que incomoda qualquer prestadora de serviço é o cliente inativo. Parece que não, mas esse tipo de cliente tem um grande potencial, mas cabe a você, gestor de equipes externas, junto ao pessoal de vendas e relacionamento com o cliente contornar essa inatividade. Vamos te dar algumas dicas para serem aplicadas diretamente nos clientes inativos na prestação de serviço. Com isso, sua carteira de OS será maior, o que consequentemente, irá impactar seu fluxo de caixa. Resumindo: mais clientes usando sua operação, é igual a mais técnicos na rua. Qual é o foco? Mais din din no bolso!

Custo da inatividade

Aparelho sem manutenção gera custos altos de reparos por desgastes excessivos das peças. Ajude o cliente a determinar o custo do tempo de inatividade. Já que o especialista no serviço é você e sua equipe. E quem tem que lembrá-lo sobre quando é o momento da nova manutenção ou serviço é a prestadora. Ter um cronograma de contatos para esses clientes inativos pode te ajudar. Ainda, use esse custo para justificar um pacote de serviços de campo que minimiza custos globais.

Se o reparo ou manutenção demanda a interrupção total do funcionamento do cliente, o oriente sobre o melhor dia e horário. Claro que ele não quer parar a operação. Porém, existem manutenções que precisam ser feitas. Os riscos sobre a ausência dela devem ser colocados de forma clara e direta. Dependendo do equipamento e funcionalidade, a manutenção não feita no momento certo pode causar até a perda total dele. Já pensou que preju? Isso também pode impactar diretamente no seu relacionamento com o cliente.

Se você quer explicar para seu cliente todos os tipos de manutenção que existem e a importância de cada uma, te ajudamos com o texto: Qual a diferença entre manutenção preventiva, preditiva e corretiva?

O que sua prestadora pode fazer com os clientes inativos

Crie um cronograma e responsabilize um colaborador para consultá-la todos os dias. Caso seu time seja pequeno, não tem problema. Pode ser você mesmo a fazer essa tarefa. Agora você deve estar pensando, lá vem a Field me trazendo mais uma demanda… mas continue com a gente até o fim e você entenderá nosso propósito.

Os clientes devem ser avisados sobre a necessidade da visita, pelo menos 15 dias antes. Se a a manutenção/reparo demandar parada total da operação, o ideal é que seja notificada 30 dias. Isso pode acontecer em casos de dedetização e outros casos com utilização de produtos químicos.

Ao fechar o contrato, informe-o sempre sobre a periodicidade das manutenções. Mas tenha em mente, que a prestadora que deve fazer o contato lembrando-o sobre a nova visita. E nada de aparecer de surpresa no local, viu? É uma situação chata para o técnico que pode ficar esperando e perder tempo de atendimento e também para o responsável que poderá não saber o que fazer.

Ainda, no momento do contato sobre o lembrete da manutenção, a pessoa poderá reforçar o relacionamento com o cliente. Quem não é visto, não é lembrado. Esse velho ditado funciona muito bem aqui. Não deixe que seu cliente se lembre da sua prestadora, apenas no momento de pagar o boleto. Reforce o vínculo, mostre sempre o porquê a empresa dele precisa da sua.

O que se encaixa muito bem aqui é o uso da tecnologia. Não qualquer uma, mas aquela direcionada à gestão de equipes externas e que agrega todas as particularidades do segmento.

Saiba quem são seus clientes inativos na prestação de serviço

A Field sabe mais que ninguém como é seu dia a dia. Não precisa contar detalhes. Gerenciar técnicos, atender clientes perguntando quando o reparo será feito, abrir novas ordens de serviço. Só de imaginar, a gente já sabe o quanto você é forte e dedicado ao seu trabalho. E mesmo com uma carteira de clientes fixos, você pode ter muito mais. E também ter um sistema de gestão de equipes externas que te ajude a não deixar escapar oportunidades como os contatos com os clientes inativos.

Esse sistema, não só ajuda a você na gestão, mas também tem aplicativo para o técnico, no qual recebe as chamadas e as rotas mais adequadas, gerando economia de combustível. E a economia para o gestor é de tempo mesmo. Automatizando várias tarefas, você terá condições de agregar e promover seu relacionamento com os clientes inativos.

E como você, a Field é muito gente boa e te dá um teste grátis para você experimentar. Nesse período, você não estará sozinho. Vamos te acompanhar e estar presente sempre nas suas dúvidas para que sua prestadora tenha a melhor experiência possível e que possa proporcionar muitas melhorias na sua rotina. Vamos juntos? Acesse: www.fieldcontrol.com.br e faça seu cadastro ou chame nosso time lá no chat.

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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