Melhore a gestão da qualidade e produtividade dos técnicos

Você não pode negar que sua equipe de campo está sempre em busca de aumentar a produtividade e a qualidade. Uma não pode se sobressair sem a outra, quando falamos em prestação de serviços, não é mesmo? E eis que neste post, vamos falar de mais um desafio que ronda a vida do gestor. Para isso, queremos que você quebre todos os tabus relacionados ao que tanto impacta o seu dia a dia: gestão da qualidade e produtividade dos técnicos.

E agora, com a mente aberta para novos conhecimentos, te convidamos a pegar aquele café esperto e tirar cinco minutos para estar concentrado aqui com a gente neste texto.

Vários aspectos estão inteiramente ligados ao sucesso da sua prestadora, e consequentemente, nos processos relacionados a aumentar a produtividade e a qualidade.

Dicas para aumentar a gestão da qualidade e produtividade

Planejamento

Com certeza, a sua gestão tem um planejamento muito bem desenhado. Se não tiver, corre já para fazer o seu. Ele é muito importante. É sério. Mas tudo o que está no documento não pode ficar no papel.

Somente a execução de tudo o que foi planejado levará o negócio ao status que almeja (e não importa qual seja ele).

E nesse planejamento todos os processos e procedimentos precisam estar estabelecidos como quais ferramentas serão usadas e quem serão os principais atores de cada ação.

Alguns tópicos precisam ser revisitados todos os dias, como:

• as atividades diárias estão de acordo com o esperado? Não só em termos de quantidade, mas em termos de superar as expectativas indicadas no plano;
  • As tarefas básicas estão bem organizadas? Se o processo mais básico na sua prestadora, como a abertura de um chamado, por exemplo, não tem a qualidade esperada logo de cara, imagina como será lá na ponta, no momento que o técnico se despede do cliente? A qualidade deve ser superada a cada processo. Assim, a produtividade está andando lado a lado.

Execução dos processo

Só colocando o planejamento em prática, a gestão terá condições de moldar toda a prestação de serviços que irá resultar em uma alta produtividade.

Existe aquela frase “É errando que se aprende”, mas ela não é o caso aqui.

Sim, erros de execução de processos acontecem. Porém, precisam ser mínimos. Você já chegou a pontuar quais são os principais erros da sua equipe que impedem a prestadora de aumentar a produtividade e a qualidade?

Alguns desses erros podem ser falhas na comunicação entre os integrantes da equipe. A gente sabe que a comunicação é fundamental em qualquer área.

E na prestação de serviços, quando os técnicos estão na rua e o gestor na sede da empresa, a clareza ao transmitir mensagens e demandas sobre os reparos/instalações é obrigatória. Se esse é um problema real que está impedindo o progresso, indicamos a leitura do texto: As 5 falhas de comunicação mais comuns nas empresas.

Indicadores

A consequência de aumentar a produtividade e a qualidade pode ser mensurada por meio da análise de indicadores.

É nesse processo que o gestor terá a comprovação de que todo o planejamento bem executado está com os resultados esperados. Ou ainda, ajustar algum possível erro ou ação que possa estar com impacto direto ao impedir o alcance das metas tão sonhadas.

O mercado já oferece ferramentas próprias para essa análise. O Field Control é uma delas.

Além de ter todos os processos visíveis e atualizados em tempo real, auxilia na comunicação e execução de processos não só para o gestor, mas para o técnico.

Já que você chegou até aqui, que tal agendar uma demonstração? É simples e rápido: agendar demonstração.

E se você quiser continuar a ampliar seus conhecimentos sobre o assunto, a gente te convida para seguir no texto: Como medir produtividade na prestação de serviços?.