Como avaliar a qualidade de serviço

Avaliar a qualidade de um produto talvez seja algo mais simples, como uma comida ou eletrônico, já que basta sentir o aroma de um alimento ou testar uma televisão para constatar o mau funcionamento. Mas como avaliar a qualidade de serviço como de manutenção predial ou limpeza de ar-condicionado?

Os prestadores externos têm papel importante no dia a dia da empresa. Mesmo não fazendo parte do quadro de colaboradores, são parceiros que prestam serviços essenciais para que a companhia funcione da melhor maneira possível. Da mesma forma, se a qualidade de serviços prestados por esses parceiros não for a melhor, com certeza impactará negativamente na empresa. Imagina ter problemas com encanamento ou elétricos. É certeza de dificuldades no dia a dia de trabalho.

E quais os melhores métodos para avaliar um serviço?

Quando falamos de manutenção, a qualidade de serviços deve vir sempre em primeiro lugar. Estes tipos de serviços são, muitas vezes, feitos por equipes externas. O que significa que são terceiros contratados. Além de pensar na qualidade de serviço, é sempre bom ter bem alinhado as expectativas. Com isso, será possível entender quais os principais valores pregados pela empresa que está sendo contratada. Buscar informações sobre os serviços já prestados, para entender como essa empresa lida com críticas é essencial. Existem problemas que podem acontecer em qualquer serviço prestado.

Custo-Benefício? Sim, porque não? Há uma máxima que diz “quer qualidade, pague caro”. Essa não é uma verdade. É possível encontrar serviços de qualidade com bom custo-benefício. Esses podem caber no seu bolso com a entrega do prometido e necessário.

E quando algo dá errado? Por mais que contrate uma empresa experiente, infelizmente, nem tudo pode correr como planejado.  Portanto, entender como a contratada lida com os imprevistos é realmente importante. Com isso, voltamos a questão da referência de mercado. É sempre importante pesquisar como a empresa se portou quando teve problemas e quão veloz foi a reação para sanar qualquer dúvida e remediar o contratempo.

Todos esses serviços precisam contar com garantia. Já pensou ter um problema no ar-condicionado e não ter garantia da empresa que fez a manutenção? É problema dobrado. Por isso, busque sempre por empresas que tenham essa prática e a apliquem corretamente em caso de imprevistos.

Para os prestadores, só o melhor!

O cliente está sempre buscando serviços de qualidade e os avaliando constantemente. Como devem fazer os prestadores de serviços para manter a qualidade exigida por um mercado cada vez mais competitivo?

Além de trabalharem com transparência e ética, há, atualmente, tecnologias que auxiliam empresas que atuam no segmento, melhorando a gestão de equipes externas, com sistemas web e aplicativos. Com isso, os gestores podem fazer toda coordenação dos chamados. Assim, todos os clientes que solicitam visita técnica, são atendidos de forma organizada. Além de evitar atrasos e descontentamentos com atendimentos fora de hora.

Entre as soluções, a Field Control oferece aumento de produtividade para as equipes que realizam diferentes serviços, com diferentes ferramentas em uma única solução. Uma delas dá aos gestores uma visão macro de todos os técnicos que estão em serviço em único painel.

Tecnologia a favor da qualidade de serviço

A Field Control também oferece um aplicativo de fácil uso e com todos os recursos necessários para o gerenciamento das equipes. Com ele é possível ter notificações em tempo real, eliminando o número de telefonemas, fotos para documentar o ordem de serviço e mostrar o local antes e depois do serviço prestado, a assinatura do cliente diretamente na tela do smartphone ou tablet, formulários com o passo a passo definido do que cada técnica deve fazer no serviço – essa ferramenta ajuda na padronização do serviço oferecido, elevando a qualidade dos serviços prestados. Outro ponto interessante do app é a possibilidade de ser utilizado off-line, sem a necessidade de estar conectado 100% do tempo. Quando o app ficar online ele sincroniza automaticamente as informações inseridas.

Todas essa tecnologia auxilia os gestores na coordenação dos chamados, destinando os profissionais de acordo com suas capacidades e habilidades, e alinhados às demandas, trazendo maior eficiência ao dia a dia de todos, e promovendo mais satisfação aos clientes e também às equipes.