Como avaliar a qualidade de serviço

Dependendo do produto, avaliar a qualidade pode ser algo mais simples. Isso quando tratamos de algo como uma comida ou até mesmo algum eletrônico. Nesses casos, basta sentir o aroma de um alimento. Ou testar uma televisão para constatar o mau funcionamento. Mas como avaliar a qualidade de serviço? Ainda mais sendo manutenção predial ou limpeza de ar-condicionado?

Os prestadores externos têm papel importante no dia a dia da empresa. Mesmo não fazendo parte do quadro de colaboradores, são parceiros que prestam serviços essenciais. Com isso, a empresa funciona da melhor maneira possível.

Da mesma forma, se a qualidade de serviços prestados por esses parceiros não for a melhor, com certeza irá impactar a empresa. Porém, com um aspecto negativo. Imagina ter problemas com encanamento ou elétricos e não ser bem atendido?

Ou seja, é a certeza de dificuldades no dia a dia de trabalho. E até mesmo ter um problemão não solucionado em casa.

E quais os melhores métodos para avaliar um serviço?

Quando falamos de manutenção, a qualidade de serviços deve vir sempre em primeiro lugar. Estes tipos de serviços são, muitas vezes, feitos por equipes externas. O que significa que são terceiros contratados. Além de pensar na qualidade de serviço, é sempre bom ter bem alinhado as expectativas.

Com isso, entenda quais os principais valores pregados pela empresa. Em outras palavras, busque informações sobre os serviços já prestados. Dessa forma, entenderá como essa empresa lida com críticas, o que é essencial. Existem problemas que podem acontecer em qualquer serviço prestado.

E como manutenção é coisa séria, vamos reforçar a diferença os tipos?

Custo-Benefício? Sim, porque não? Há uma máxima que diz “quer qualidade, pague caro”. Essa não é uma verdade. É possível encontrar serviços de qualidade com bom custo-benefício. Esses podem caber no seu bolso. E ainda com a entrega do prometido e necessário.

E quando algo dá errado? Por mais que contrate uma empresa experiente, nem tudo pode correr como planejado.  Portanto, entender como a contratada lida com os imprevistos é realmente importante. Com isso, voltamos a questão da referência de mercado.

É sempre importante pesquisar como a empresa se portou quando teve problemas. E o quão veloz foi a resposta. Será que a reação para sanou a dúvida e remediou o contratempo?

Todos esses serviços precisam contar com garantia. Já pensou ter um problema no ar-condicionado e não ter garantia da empresa que fez a manutenção? É problema dobrado.

Por isso, busque sempre por empresas que tenham essa prática. E certamente, as que as apliquem corretamente em caso de imprevistos.

Se ainda não te convencemos sobre a qualidade, se liga nestes conteúdos:

Para os prestadores, só o melhor!

O cliente está sempre buscando serviços de qualidade. No entanto, os avaliando constantemente. Como devem fazer os prestadores de serviços para manter a qualidade exigida por um mercado cada vez mais competitivo?

Além de trabalharem com transparência e ética, há, atualmente, tecnologias que auxiliam empresas que atuam em diversos no segmentos. Como resultado, há melhora na gestão de equipes externas, com sistemas web e aplicativos.

Como é feito? Os gestores podem fazer toda coordenação dos chamados. Assim, todos os clientes solicitam visita técnica feitas de forma organizada. Além de evitar atrasos e descontentamentos com atendimentos fora de hora.

Entre as soluções, a Field Control oferece aumento de produtividade para as equipes que realizam diferentes serviços. Tudo isso acontece por meio de diferentes ferramentas em uma única solução. Além disso, uma delas dá aos gestores uma visão macro de todos os técnicos que estão em serviço em único painel. Nós o chamamos de painel de controle.

Em um única tela, o gestor sabe mais que a localização. Ele tem acesso ao status de cada visita, quando começou e até a previsão de término.

Outros processos como:

• Ordem de serviços digital;
  • Check-list;
  • Relatórios de produtividade;
  • Organização de equipamentos;
  • Facilidade de agendamento.

Tecnologia a favor da qualidade de serviço

A Field Control também oferece um aplicativo de fácil uso e com todos os recursos necessários para o gerenciamento das equipes. A partir do uso, as notificações em tempo real passar a ser realidade. Como resultado, elimina o número de telefonemas perguntando onde os técnicos estão.

Outros processos são fotos para documentar a ordem de serviço. Outro atrativo é mostrar o local. Antes, durante e depois do serviço prestado.

Sabe a assinatura do cliente?  Nada de caneta e papel. É diretamente na tela do smartphone ou tablet. Assim como o preenchimento de formulários. Todo o passo a passo é definido com o que cada técnico deve fazer no serviço.

Essa ferramenta ajuda na padronização do serviço oferecido. Consequentemente, elevando a qualidade dos serviços prestados.

Outro ponto interessante do app: o uso off-line. Para resumir, não há a necessidade de estar conectado 100% do tempo. Quando o app ficar online, ele sincroniza automaticamente as informações inseridas.

Todas essa tecnologia auxilia os gestores na coordenação dos chamados. Os profissionais são destinados de acordo com suas capacidades e habilidades. Acima de tudo, alinhados às demandas. Consequentemente, trazendo maior eficiência ao dia a dia de todos. Em conclusão, promovendo mais satisfação aos clientes e também às equipes.

Para saber quais perguntas fazer, te damos uma mãozinha aqui mesmo no blog:

Resolva seus problemas de avaliação agora mesmo

Que tal agendar uma demonstração? É só clicar AQUI.

Além da avaliação, muitos outros processos, como os citados acima, estão disponíveis para uso.

Eles fazem parte de um sistema de gestão de equipes externas.

E se quiser conhecer mais a gente, acesse nosso canal de vídeos. Lá, explicamos muitos processos facilitados pelo sistema: Field Control no YouTube.