O mundo mudou totalmente com o advento da tecnologia. A transformação digital avança a cada dia e quando pensamos que chegamos ao limite, os pesquisadores e empresas lançam novos programas, equipamentos e serviços que mudam totalmente o comportamento da atual e futuras gerações em todos os sentidos: no âmbito pessoal e claro, no profissional também. Pouquíssimas empresas ainda resistem aos processos mais analógicos e perdem espaço, qualidade e… clientes a cada ano. Para seu negócio não parar no tempo e seguir com o crescimento proposto, entenda aqui porque você não pode ignorar o que a adesão da modernidade oferece para a sua produtividade e a dos seus funcionários.
O que é transformação digital
Quando uma empresa substitui processos implementados na rotina pelos mais modernos no mercado, a partir das novidades da tecnologia, ela é uma das adeptas da transformação digital.
Quando o conceito de transformação digital é adotado nas empresas, mais que modernidade é agregada no dia a dia, facilidade, segurança, produtividade e economia são implementadas, resultando em melhores resultados.
Os Pilares Da Transformação Digital
Experiência do cliente
Rapidez e agilidade no atendimento hoje em dia são primordiais. Não tem como deixar o cliente esperando para ser atendido. Na verdade, não há mais desculpas. Diversas ferramentas estão disponíveis e muitas delas, gratuitas, como o whatsapp, por exemplo. A tecnologia chegou para ficar nesse quesito e até facilitar o contato do cliente que hoje, não precisa mais ir até a loja para ser atendido, basta um clique no site e ali mesmo obter respostas para as perguntas mais básicas sobre o produto/serviço oferecido.
E mesmo com toda essa modernidade, tenha sempre em dia alguns fatores como:
- Tempo de atendimento ao cliente;
- Plataformas e softwares que proporcionem qualidade e agilidade no atendimento;
- Informações em locais fáceis de serem encontrados;
- Monitoramento frequente nas mídias digitais para saber como está sua reputação de marca.
Se essa atividade é do seu interesse, então, confira o nosso conteúdo:
- Atendimento ao cliente: os 6 segredos para a fidelização;
- Atendimento ao Cliente: problemas resolvidos e fidelização de clientes
Mudança nos processos operacionais
Essas mudanças precisam ser sempre positivas. Existem infinitas possibilidades e opções tecnológicas que você pode implementar na sua empresa. Mas a pergunta que fica é: qual investimento realmente fará a diferença no resultado final?
Para isso, faça pesquisas, converse com colegas da área, visite sites de direitos do consumidor e até as mídias sociais de cada tecnologia que a empresa irá aderir. Peça demonstração e resultados de clientes que sejam semelhantes ao seu negócio. Na internet, nem tudo que reluz é ouro.
Quando a escolha é assertiva, os frutos realmente são grandes! A equipe trabalha com melhores fluxos de organização e comunicação e os seus clientes sentem a diferença em poucos dias. Caso necessário, faça treinamentos e implemente períodos de adaptação a novos processos e até mesmo de transição (com prazos, óbvio) até todos os funcionários estarem 100% familiarizados com essa nova ferramenta.
Inovação dos modelos de negócio
É normal da natureza humana ter medo daquilo que não conhecemos, principalmente, quando envolve outras pessoas e investimentos que muitas vezes não são nossos. Se você é responsável pela tomada de decisão na implementação de novas tecnologias, uma palavra precisa estar constantemente no seu vocabulário: arriscar!
Não tem como saber as inovações que a transformação digital trará para a sua empresa, se você não der o primeiro passo e buscar soluções práticas para os principais problemas que impedem o avanço no desempenho e performance da equipe.
Análise de dados
Quem não analisa dados, não tem métricas importantes sobre o crescimento e até mesmo os erros que impedem o avanço dos negócios. Mas hoje, aquelas tabelas e planilhas que ocupam espaço nas mesas foram substituídas por gráficos e análises de desempenho prontas, de acordo com as atividades de cada equipe e/ou funcionário.
O responsável pela gestão acessa esses dados quando quiser e tem ali uma análise global e também detalhada dos processos que precisa corrigir com urgência e daqueles que são a joia da coroa da empresa.
Os impactos da transformação digital nas empresas
A transformação digital traz vários impactos positivos para as empresas. O primeiro deles é a agilidade na troca de informações e conhecimento. Dependendo da sua idade, você deve se lembrar da função de office boy, responsável por levar documentos de uma empresa a outras, fazer pagamentos nos bancos, cartórios, entre outras atribuições que hoje, são tranquilamente realizadas por e-mail.
Mais que chegar no mesmo instante do envio, quase que em tempo real, a depender da qualidade do sinal da internet do emissor e receptor, não há chances de perdas e até atrasos na entrega. Hoje, você consegue imaginar sua empresa sem esse meio de comunicação?
Porém, o e-mail é apenas a ponta de um grande iceberg. A transformação digital mudou a forma de atuação de muitos setores, alterando totalmente o modo de trabalho. No caso de empresas prestadoras de serviços de manutenção e instalação, a realidade é completamente outra.
Alguns processos foram totalmente transformados, como a emissão da ordem de serviço. Nada de papel rasgado, sujo, com letras que ninguém consegue entender, isso quando não é perdida. No formato digital, a OS é mais prática. Na abertura, a pessoa responsável a preenche com todos os dados necessários para o atendimento daquele chamado e envia ao técnico que a recebe em segundos. Essa demanda entra na agenda desse profissional que tem acesso a tudo o que está previsto para aquele dia e para os próximos, mesmo estando a quilômetros da sede da empresa.
Nenhuma informação fica desencontrada, o técnico chega no endereço certo sabendo que irá fazer e preenche todos os dados ali mesmo, na ordem de serviço digital. Tudo isso em um aplicativo de um sistema de gestão de equipes externas. Esse app vai além e profissionaliza todos os contatos entre empresa, técnicos e clientes. E ainda, registra todas as atividades realizadas durante aquela manutenção ou instalação.
Neste mesmo aplicativo, o técnico preenche outro documento essencial para a produtividade e registro daquela visita: o relatório de visita técnica. Antigamente, era impossível realizar fotos e anexá-las no mesmo instante do equipamento recém-instalado, assim como o espaço físico onde foi instalado.
Mais que enviar ao cliente logo após o encerramento da visita como comprovante, esse modelo de relatório traz dados relevantes para a produtividade e até mesmo para a precificação dos serviços, como tempo de atendimento e de deslocamento, peças trocadas com comparativos de antes e depois e muitos outros que te ajudam a reorganizar a agenda a ponto de não perder mais tempo com retrabalho.
Ainda, nesse software de gestão de equipes externas, ainda é possível:
- Saber a localização exata dos técnicos, mesmo que o deslocamento seja feito com transporte público como metrô, por ser mais rápido em muitas cidades e até mesmo carros da própria frota, o que otimiza custos com mensalidades de rastreadores;
- Controle de equipamentos e cadastro de materiais;
- Produção mais assertiva de orçamentos;
- Organização dos horários de atendimento.
Todas essas funcionalidades conversam entre si e integram o Field Control. Esse sistema foi desenvolvido exclusivamente para empresas de todos os portes que desejam se adequar a transformação digital, ter mais economia e agilidade nos processos, além de aumentar a qualidade do atendimento ao cliente.
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