Visitas técnicas: o que é e como fazê-las sem erros

As visitas técnicas fazem parte da vida de todas as pessoas. Instalar e fazer a manutenção de equipamentos é algo que está muito presente em nossa sociedade. E esse processo é feito por uma equipe de campo que sempre está de prontidão para executar reparos ou até mesmo realizar a instalação de novos aparelhos adquiridos.

 

O que é visita técnica?

No caso da prestação de serviços, a visita técnica é uma demanda de assistência que acontece em um local que necessita de reparos ou instalação de novos equipamentos, a partir de capacidade técnica especializada.

Desde residências de todos os tamanhos até a grande indústria, a visita técnica se faz presente para simples funcionalidades do dia a dia, como instalação de tv a cabo, sistemas de segurança eletrônica, CFTV, ar-condicionado. E agrega também as mais complexas como manutenção de elevadores, máquinas de fábricas e indústrias que abastecem o país, PMOC, entre outros.

Muitos desses equipamentos, pelo porte e tipo de utilização, não têm condições de serem levados para a assistência técnica e para manter o funcionamento em dia, a visita técnica é necessária.

Como realizar visitas técnicas sem erros?

Por serem realizadas em campo, as visitas técnicas exigem uma série de requisitos para que sejam cumpridas com qualidade, cumprindo o objetivo final, independentemente de qual seja ele.

Milhares de empresas de manutenção e instalação prestam esse serviço em todo Brasil, nos mais diversos segmentos como climatização e refrigeração, elevadores, energia solar, segurança eletrônica, como citamos acima, provedoras de internet, dedetização, desentupidoras, entre outras.

Para que cada serviço aconteça, solucionando o problema de cada cliente, alguns processos precisam ser seguidos. Dessa forma, os erros acontecem raramente e a produtividade fica sempre em alta.

ordem_de_serviço_visita_tecnica

Modelo de ordem de serviço digital para visita técnica

Por que emitir ordem de serviço para visita técnica?

A primeira ação para que uma visita técnica seja realizada sem erros e solucionar o problema apresentado é emitir a ordem de serviço. Sem esse documento, fica inviável saber detalhes básicos como data, local, solicitante e o motivo daquela visita.

Ainda, a ordem de serviço serve como um comprovante de que o serviço foi feito, pois traz a assinatura do cliente, além de observações do que foi realizado, melhorando a organização e a comunicação entre gestão, técnico e cliente.

As empresas que já utilizam a OS estão muitos passos à frente daquelas que ainda não a aderiram. Entretanto, milhares de prestadoras de serviços já utilizam a ordem de serviço online. Esse formato evita a perda do papel e ainda economiza custos com blocos, impressão e papel carbono.

Os problemas com interpretação do que está escrito também ficam para trás, já que o preenchimento é feito via aplicativo. O cliente recebe uma cópia em PDF após a execução do trabalho e a empresa consegue consultar os dados sempre que necessário em um clique, pois todas as ordens de serviço emitidas são armazenadas em nuvem, em um sistema integrado ao aplicativo.

Se você ainda não utiliza a ordem de serviço digital e não sabe por onde começar, utilize o gerador de OS grátis que a Field Control desenvolveu para melhorar o processo de gestão, agendamento e elevar a qualidade do serviço da sua visita técnica.

O que é um relatório de visita técnica? 

Depois da ordem de serviço, um outro documento essencial para a visita técnica é o relatório. Nele, além de indicar com detalhes o que foi feito e as condições do equipamento antes e depois da visita, fotos também são anexadas, comprovando o estado, além da indicação da troca de peças, quando necessário.

O histórico do cliente é outra informação que o relatório de visita técnica traz e facilita o plano de manutenção preventiva, além de entender porque determinada falha ocorreu, promovendo melhorias para que seja evitada ao máximo.

E assim como a OS, você nem precisa procurar em outro local. Baixe agora nosso modelo GRÁTIS de relatório de visita técnica.

Como saber onde a equipe de visita técnica está?

Além da organização das demandas pela ordem de serviço e relatório fotográfico que elimina erros críticos, a localização em tempo real da equipe faz com que a tomada de decisão mais assertiva evite longa espera no atendimento.

Por exemplo, em uma chamada de emergência, ao saber onde a equipe externa está, o gestor consegue direcionar a que está mais próxima ao local. Como resultado, menos tempo no trânsito, economia de combustível e cliente satisfeito por ser atendido no tempo prometido.

Além disso, as empresas que atuam com veículos na rua necessitam de uma gestão de frota que funcione. O controle de km é um fator que pode ser feito digitalmente que, partir da leitura de QR code, o responsável pelo turno preenche número de entrada, saída e outros dados que acharem necessário.

controle_de_veiculos_visita_tecnica

Com o Field Control, o histórico e controle de km de uso dos veículos da visita técnica fica mais fácil

A gestão de frota e esse controle km são feitos no mesmo aplicativo da ordem de serviço digital e do relatório fotográfico. Isso mesmo, você não leu errado.

O aplicativo faz parte de um sistema de gestão de equipes externas que aumenta a produtividade em 40%. Esse aumento considerável acontece pela agilidade que o gestor passa a ter ao se deparar com um erro. E mais que isso, todas essas ferramentas que citamos e outras garantam uma efetividade maior para o time que está em campo. Sem contar a economia com papel que é 100% eliminado da operação e com o combustível, já que as rotas passam a ser otimizadas.

O Field Control é sistema de gestão de equipes externas mais completo do mercado. Como ele, o agendamento de visitas, organização de equipamentos, produção de relatórios de produtividade produzidos automaticamente fazem com que a empresa faça mais visitas com o mesmo número de técnicos.

E você pode saber na prática como é. Agende uma demonstração GRÁTIS agora mesmo!

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade