Equipe de limpeza geral: como fazer o gerenciamento externo

A limpeza é um dos pré-requisitos para prevenção de doenças e manter o ambiente agradável e harmônico para as pessoas que vivem naquele local. Mais que proteger a saúde dos indivíduos, também garante conforto e até contribui com o desempenho de uma equipe no caso de empresas. Para que isso aconteça, ter uma equipe de limpeza geral facilita muito a rotina e muitas prestadoras oferecem esse tipo de serviço, alguns deles acontecem de forma programa, já outras, de forma emergencial.

Como essas equipes atuam na rua, saber como fazer um gerenciamento organizado, que atenda as diversas demandas em situações diferenciadas, melhora o desempenho da equipe externa, aumenta a produtividade e economiza tempo e recursos de deslocamento.

Quer saber como isso é possível? A Field te explica agora!

Como gerenciar equipe de limpeza geral

Programadas ou não, a partir do agendamento da limpeza geral, a que pessoa que a solicita conta 100% com aquele serviço para o dia e horário previstos.

Como imprevistos acontecem e são bem comuns, principalmente nesse segmento, ter uma agenda bem planejada evita não só atrasos, mas também a não deixar o cliente na mão sem a limpeza programada.

Para isso, você precisa ter uma organização de tudo o que está previsto e com tempo suficiente para que cada demanda seja resolvida com qualidade e as de emergências entrem no cronograma, sem prejudicar nenhum chamado.

A prestadora que utiliza uma planilha de controle de ordem de serviços consegue resolver boa parte dos problemas que impedem que a agenda seja cumprida à risca.

Logo no início das operações diárias, a pessoa responsável pelos agendamentos e abertura da ordem de serviço consegue ter uma visão completa de tudo o que está programado e dessa forma, não sobrecarrega as equipes e nem as deixa sem demandas.

Por isso, a planilha de controle de ordem de serviço é o instrumento ideal para oferecer um atendimento de qualidade acima da média.

Chamadas programadas

Feito o controle das chamadas do dia, agora a equipe precisa ter acesso a ferramentas que realmente proporcionam organização, agilidade e auxiliam no atendimento, de acordo com a expectativa do cliente.

Saber o que precisa ser executado ou até mesmo uma área que demanda atenção extra conta muitos pontos quanto se trata de satisfação do cliente. Sua equipe hoje entra no cliente sabendo o que fará ali? Por isso que a ordem de serviço é fundamental.

Nesse documento, o profissional responsável pela limpeza tem, desde os dados essenciais como endereço, cliente, horário de atendimento, mas também os detalhes do serviço e também características individuais.

E como esse formato de trabalho exige o manuseio de produtos, quando em papel, a ordem de serviço pode molhar e borrar as informações. Com isso, para ter precisão no preenchimento e não perder nenhum dado, muito menos o papel, a ordem de serviço digital é o melhor formato para saber o que foi feito e comprovar que o serviço foi feito, já que pode ser enviado por e-mail diretamente ao cliente.

E por falar em comprovante, você envia fotos de antes e depois do local que passou pela limpeza para a pessoa responsável pela chamada? Mais um motivo para utilizar a ordem de serviço online, já que com ela, é possível utilizar um relatório fotográfico.

Essas duas ferramentas fazem parte de um sistema de gestão de equipes externas que agrega:

Como aumentar a produtividade das equipe de limpeza geral

Além de adotar todos os processos digitais citados acima, o gestor responsável deve avaliar o desempenho por equipes e também por profissionais. Mas como as demandas são externas, essas avaliações realmente ficam inviáveis, pois é impossível o gestor acompanhar cada uma delas.

A solução é ter métricas que indiquem esse desempenho e de forma automática. Explicamos, com o sistema de gestão de equipes externas, além de facilitar a comunicação e os detalhes de cada serviço, evitando erros e retrabalho, você também colhe números como:

• Quantos atendimentos foram realizados por equipes ou profissional por períodos que você desejar (semana, quinzena, mês, ano);
  • Média de tempo de execução de serviço por cliente (o que ajuda na renovação de contratos ou na próxima cobrança);
  • Tempo médio de deslocamento entre cada cliente;
  • A avaliação pelos serviços prestados.
Localização Colaboradores equipe de limpeza geral

Painel de localização em tempo real de equipe de limpeza geral do Field Control

Esse sistema de gestão de equipes externas é o Field Control. Um software desenvolvido para empresas de manutenção e instalação de diversos segmentos e que atuam com equipes externas. Por um aplicativo utilizado pelos profissionais que atuam na limpeza geral, os gestores demandam todos os chamados a partir de um painel de controle que atua integrado a esse app.

Ali, todas as ferramentas descritas acima ficam disponíveis em um único lugar, profissionalizando seu negócio e melhorando a transparência de processos com os clientes.

Se você tem como meta realizar mais limpezas com o mesmo número de equipes, agende uma demonstração GRÁTIS e entenda como o Field funciona dentro da sua realidade, clicando no banner: