Exemplos de planilhas para prestação de serviço: 5 modelos grátis

Exemplos de planilhas para prestação de serviço: 5 modelos grátis

Se tem algum ponto na prestação de serviços que a Field reforça é a padronização de processos. Ao longo deste texto, você saberá o porquê, e na melhor das intenções, sairá convencido disso. Como prova, aqui vamos pontuar os cinco exemplos de planilhas para prestação de serviços mais usadas por técnicos. E de quebra, você poderá baixar todos os materiais disponíveis aqui gratuitamente. O objetivo é mais que facilitar a sua vida e, consequentemente, a sua gestão, é focar no impacto direto na sua produtividade.

Já que queremos te convencer, vamos começar pela padronização. O nosso exercício terá duas partes: a primeira, você, caro leitor/leitora, como consumidor. Já na segunda, no papel de responsável pela gestão e na última, como seu cliente jurídico/industrial.

 

Entenda os cenários

Cenário como consumidor: algo quebra e demanda manutenção, você abre o chamado na sua prestadora de confiança, recebe o técnico que te entrega uma ordem de serviço. Todas as informações sobre o trabalho executado estão ali. Na visita seguinte, te entregam também a OS, como manda o figurino. Mas é outro formato. Ela está um pouco rasgada e com metade das informações necessárias. As peças trocadas não constam, muito menos o nome do técnico. O que você faria nessa situação?

Cenário como gestor/gestora: cada técnico tem um modelo que acha mais prático. No caso, o cliente acima ligou para tirar uma dúvida e aquela informação não consta na OS. Ou em outra situação, você vai readequar a agenda de manutenção preventiva, mas não sabe a data das últimas visitas. E a produtividade vai para onde nesse caso? Para o único sentido possível… para baixo.

Cenário como cliente jurídico/industrial: a pessoa atua em uma indústria com produção em alta escala. Tem contrato com a sua prestadora que garante os diversos tipos de manutenção. Os processos e métricas demandam uma sequência à risca. Além disso, todos os dados inseridos nas planilhas para um melhor controle das máquinas, como resultado.

Inclusive, aquelas que recebem a manutenção preventiva, a corretiva e até as que passaram pela Análise RAM. Só que cada informação está preenchida de um jeito. Como resultado,  ele não consegue mensurar todas as demandas feitas. Ainda, qualquer mínima falha impacta no desempenho do produto final, ocasionando prejuízos.

 

 

 

A padronização de processos elimina todas as situações acima e mais:

  • Possibilita a análise de fatores essenciais para o aumento da sua produtividade: entre eles, o tempo de reparo, as peças mais utilizadas, apontar possíveis falhas e erros que precisam e podem ser corrigidos antes de impactar diretamente o desempenho do equipamento do cliente;
  • Organização caminha de mãos dadas em uma gestão de alta performance.
  • Aponta as condições dos equipamentos por meio dos relatórios fotográficos. Com isso, dá condições de melhor análise e orientação sobre o modo correto de uso;
  • Orienta melhor o cliente sobre as ações e atividades executadas na visita.

E então, te demos motivos suficientes? Nos próximos tópicos, a Field disponibiliza para download gratuito cinco materiais diferentes, cada um com sua devida importância. Você pode baixá-los de acordo com a sua necessidade e adotá-lo para toda a equipe de campo.

 

5 exemplos de planilhas para prestação de serviço

Ordem de serviço

Alguns a consideram o documento mais importante de toda a prestação de serviço. Por isso, a colocamos em primeiro lugar na nossa lista de exemplos de planilhas. A OS, como é muito conhecida, agrega parte de todas as visitas, independentemente do foco ou tipo de serviço.

A partir dela, o técnico se orienta desde o que fará naquele determinado chamado, até preencher o serviço realmente executado. Acima de tudo, se houve necessidade de algum serviço complementar e indicar até prazos de garantia não só do serviço, mas do equipamento, caso a prestadora atue como autorizada de algum fabricante.

Uma ordem de serviço considerada adequada apresenta:

  • Informações compreensíveis;
  • Dados completos;
  • Preenchimento de todos os campos;
  • Comunicação fácil e ágil entre gestor, técnico e cliente.
  • Se for no modelo digital, então… melhor ainda!

Se a sua ainda não atende todos esses requisitos, confira nosso modelo disponível para download: modelo de ordem de serviço. 

 

Controle de equipamento

Do que será que o controle de equipamento é capaz? Bom, são dados relevantes a ponto de ter uma planilha para chamar de sua. Com esse processo, o técnico consegue não só detectar, mas apontar as possíveis falhas dos equipamentos. E as falhas realmente precisam ser reduzidas ao máximo. Afinal, esse é o papel de uma boa prestadora de serviços.

O modelo de planilha de controle de equipamento está pode ser adquirido clicando AQUI.

E caso esse processo seja aquele que te atrapalha as suas noites de sono, você pode compartilhar dicas da Field com sua equipe técnica.

 

Controle de estoque

Já que organização é um dos princípios para a alta produtividade, por que seu estoque ficaria de fora dele? Partindo do princípio de nunca deixar o cliente na mão, um estoque sempre bem abastecido garante atendimento de chamadas emergenciais. E com isso, muitos pontos positivos no seu atendimento. Em outras palavras, cliente bem atendido resulta em garantia de contrato renovado.

Se você tem dúvidas sobre ter um estoque, te damos uma luz no texto: Estoque de peças: vale a pena?

Mas se quiser começar a organizar o seu desde já, a planilha correspondente pode ser adquirida aqui: modelo de planilha de controle de estoque. 

PMOC

As empresas de climatização conhecem muito bem essa sigla. O Plano de Manutenção, Operação e Controle é uma exigência prevista em lei. Em conclusão, quando não realizado, a aplicação de multa e penalidades pode acontecer. Ao executar a manutenção predial, há diversos requisitos que o técnico deve cumprir.

Já a planilha com todas informações que adequam o prédio, preservam a climatização do local e evitam as multas, pode ser adquirida no link: Modelo de planilha PMOC.

Relatório de visita técnica como um dos exemplos de planilhas

Como o nome diz, o documento não passa de um relatório. Entretanto, deve trazer informações passadas importantes para a execução das futuras. Histórico do cliente, as atividades realizadas, observações válidas para o funcionamento adequado fazem parte do relatório de visita técnica.

Se esse é mundo novo para você, o primeiro passo a ser tomado é clicando no link: modelo de relatório de visita técnica.

 

 

Agora que você já está munido de materiais que possam adequar a sua gestão, que tal fazer uma maratona de vídeos que podem salvar a sua produtividade?

A Field Control tem um canal no YouTube com dicas práticas e curtas direcionadas aos gestores que atuam com equipe externa. É só clicar e colocar todo o conteúdo na prática: Vídeos sobre gestão de equipes externas.

 

E se quiser saber mais sobre a gente ou tenha alguma dúvida sobre o preenchimento dos exemplos de planilhas, estamos no site www.fieldcontrol.com.br, disponíveis no chat. Te esperamos!

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade