Como fazer o roteiro de sua equipe de campo e não perder mais dinheiro

Pontualidade é algo extremamente relevante para prestadoras de serviços que atuam com equipes externas. Entre as dificuldades que o gestor enfrenta na liderança dos técnicos é criar rotas e economizar dinheiro. Será utopia ou realidade? Pedimos desde agora que você desapegue de todos os conceitos de roteiros para equipes de campo. Só assim, estará com a mente aberta para usufruir de novos caminhos, ou melhor, novas soluções que vão impactar diretamente o caixa e as rotas dos técnicos. Desapego? Então, siga com a gente.

Um técnico, dois técnicos, três técnicos… ou cinquenta. Quanto maior o número de profissionais na rua, maior a dificuldade da gestão de traçar roteiros efetivos que façam o técnico chegar no horário da visita agendada. E quem sente mais?

O cliente que liga perguntando do técnico, já que mudou toda a rotina para recebê-lo?

O gestor que fica no meio do campo, não sabe o que dizer para o cliente e não tem noção da localização do técnico?

O técnico que recebe ligações do gestor perguntando onde ele está?

Não é uma questão de uma única escolha. Todas estão certas, mas ao mesmo tempo, erradas. Sim, são erros na execução de todo o processo. E claro, todos são afetados.

Porém…. esse quadro é reversível. Na verdade, ele nem deveria existir. Tudo bem, há dois anos atrás não tinha como, realmente. Mas agora, com a tecnologia, não existe mais desculpas… Deixar aquela agenda de lado e usar seu notebook e até celular para criar rotas e economizar dinheiro é realidade.

Como criar rotas de forma otimizada

A agenda você já mandou para a reciclagem, certo? Porque a partir de agora, vamos te explicar como funciona a criação de rotas para equipes externas no século 21.

Por meio de um painel, que faz parte de um sistema de gestão de equipes externas, é possível inserir uma nova visita para o técnico, de acordo com o local onde ele está e também com as habilidades dele. Como é possível? Em uma única tela, o gestor consegue acompanhar todos os técnicos da empresa em tempo real. E não importa quantos eles são.

A imagem abaixo é que a aparece na tela. Recebeu uma chamada em uma zona que determinado técnico está? É só direcionar, pelo programa, a Ordem de Serviço digital. O técnico a receberá por um aplicativo que faz parte daquele sistema que citamos acima.

O sistema de gestão de equipes externas integra uma plataforma web para o gestor (que também pode usufruir de atividades por meio de um app) e um aplicativo para o técnico. Além dessa função de organização de rotas e direcionamento de OS que passa a ser digital, o sistema oferece outras ferramentas. Check-list, relatório fotográfico, avaliação do cliente, são apenas algumas delas. Uma vantagem que não podemos deixar de citar é a melhoria no fluxo de comunicação entre você e seu time. E seu cliente também. Claro que ele não poderia ficar de fora.

Assim que o técnico recebe a OS no aplicativo, ele envia um link para o e-mail ou whatsapp do responsável pela abertura do chamada. Assim, é possível saber quando a visita será iniciada e garante a segurança de quem o receberá. Essa ação também inibe as chamadas questionando sobre quando o técnico estará no local.

Relação entre criar rotas e economizar dinheiro

Menos tempo no deslocamento é igual a menos combustível, menos quilometragem… menos manutenção! Isso sim é uma forma efetiva de economizar na gestão da equipe. Se quiser saber mais sobre como promover uma manutenção responsável, com maior durabilidade dos pneus, acesse o texto sobre o tema: Como aumentar a durabilidade de pneu para frota.

E também mais qualidade de vida para o técnico. Grandes deslocamentos são evitados, já que os chamados do dia, podem ficar apenas em uma determinada região, o que evita congestionamento e grandes deslocamentos.

Falamos apenas sobre o básico nesse texto. Se você quiser saber muito mais sobre o sistema de gestão de equipes externas, acesse nossos site: www.fieldcontrol.com.br. Lá, explicamos como as outras ferramentas integradas podem promover e aumentar 40% da produtividade da sua prestadora e te levar cada vez mais longe.