O que é CIPA? Saiba como montar a comissão

Uma empresa é feita de pessoas. E preservar o bem-estar e a vida de cada uma delas é no mínimo o esperado. Entre os protocolos e processos de segurança que envolvem aspectos legais de trabalho está a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Com essas palavras, você já descobriu o que é CIPA. O que não é suficiente. Por isso, continue com a Field, que você vai saber muito sobre segurança e como fazer esse tipo de controle.

Quando uma pessoa decide montar uma empresa, no checklist das principais ações implementadas, a segurança precisa estar entre as principais.

Não é apenas para cumprir regras, mas realmente para preservar vidas e evitar acidentes que podem ser desde menor grau até os com risco alto de danos à saúde.

Cada setor tem as regras de acordo com a área de atuação. Se atuar com atividades consideradas de risco, os cuidados passam a ser obrigatórios. E o cumprimento não deve ser apenas focado em evitar multas, mas realmente em proteger quem está no local e envolvido nos processos.

Se você é novato no quesito segurança em empresas, saber o que é CIPA é apenas uma pontinha de todo iceberg.

A segurança do trabalho envolve muitos aspectos e normas. Alguns complexos, outros nem tanto.

Para se aventurar, temas para estudo não faltam aqui na Field:

O que é CIPA?

A CIPA é a abreviação de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Não importa o formato da empresa: privada, pública, associações, organizações que atuam com a contratação de funcionários.

Ações e atividades devem ser realizadas com foco na prevenção de acidentes e promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Qual o objetivo da CIPA?

Mais que evitar acidentes, tem o papel de preservar e promover a saúde do trabalhador.

Os profissionais eleitos para a comissão têm as seguintes atribuições.

• Elaborar mapas de riscos;
  • Organizar palestras e treinamentos;
  • Análise das condições de trabalho de todos os colaboradores, em cada função/departamento;
  • Considerar os riscos de manipulação das máquinas envolvidas na operação.

Minha empresa é obrigada a formar uma CIPA?

Caso tenha mais que 50 funcionários, a resposta é sim. A obrigatoriedade é estipulada pela Norma Reguladora 05 (NR 5) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Já que é uma comissão, quem faz parte dela?

Os funcionários são representados por outros eleitos para a CIPA. A escolha pode ser feita por meio de votação organizada pela gestão da empresa. A comissão deve ser mista, com trabalhadores e gestores, firmando dessa forma, uma parceria.

Entre os cargos, é obrigatória a eleição de um presidente e vice-presidente, que organizam reuniões mensais durante o horário de expediente e em local adequado para o encontro.

Para empresas com menos de 50 funcionários, a empresa pode selecionar um funcionário ou funcionária capacitado para atuar na CIPA. O treinamento é anual e cabe a essa pessoa designada a organização e aplicação de treinamentos de segurança.

O mandato é de um ano, com possibilidade de reeleição.

Para implementar o treinamento, é preciso uma boa gestão e organização.

A Field te explica como fazer no conteúdo: Treinamentos de segurança do trabalho.

como formar cipa

Quando um funcionário se acidenta no local de trabalho…

Acidentes acontecem. Mesmo com ações de prevenção, algumas situações podem provocá-los. Alguns por distração e falta de cuidados e outros por fatores externos.

E o que fazer quando acontece algum acidente dentro da empresa? Qual a responsabilidade?

Primeiro é socorrer a vítima. Os primeiros-socorros podem ser prestados, desde que tenha uma equipe treinada para a tarefa.

Caso no ambiente de trabalho não tenha um profissional habilitado como bombeiro ou enfermaria, o ideal é acionar serviços como Resgate ou SAMU.

Se a pessoa acidentada estiver em condições de ser caminhar, pode ser transportada por carro da empresa até o hospital mais próximo.

A empresa precisa prestar toda a assistência necessária durante o atendimento do acidente.

Quando ocorre acidentes de trabalho, é necessária a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para envio à Previdência Social. E não descarte o documento caso a pessoa não seja afastada, quando os casos são menos graves.

Independentemente da gravidade do acidente, a CAT deve ser emitida e enviada ao órgão para notificação.

Essa comunicação precisa ser feita até o primeiro dia útil do ocorrido, caso aconteça atrasos, multa é aplicada.

Isso significa que ter todos os processos muito bem padronizados podem evitar os acidentes, mas também dores de cabeça. No momento de acidentes o foco deve ser o bem-estar, segurança e saúde da pessoa que está acidentada.  Mas a parte legal também precisa ser cumprida.

Sobre padronização, confira o conteúdo: A importância da padronização dos processos para segurança do trabalho

acidentes

Doenças ocupacionais

Já que agora você sabe o que é CIPA, não podemos deixar de abordar outro foco da segurança do trabalho e bem-estar dos funcionários.

Além de acidentes, existem também as doenças ocupacionais que podem ser evitadas.

Orientações sobre como se proteger podem ser divulgadas aos colaboradores com frequência.

Postura, uso de uniformes protetores, EPIs, EPCs, enfim… você pode saber melhor nos links:

E segurança deve ultrapassar as barreiras da empresa.

Os seus clientes também precisam se sentir seguros ao adquirir e solicitar um produto/serviço oferecido pelo seu negócio.

Não pare por aqui e siga em frente: Trabalho de equipe externa: ofereça segurança ao cliente.

E se quiser saber mais sobre a Field, se joga no nosso site: www.fieldcontrol.com.br.