Contrato para prestadoras de serviços: Por que devo ter?

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Modelo de contrato para prestadoras de serviços

Contrato para prestadoras de serviços: Por que devo ter?

O cliente abre um chamado. O tipo de reparo não está dentro do escopo de trabalho da prestadora. Ele te liga chateado, já que não será atendido da forma que esperava. Nisso, o técnico fica ocioso, sem ter o que fazer, enquanto aguarda um posicionamento. Já aconteceu isso na sua prestadora? O cliente fica na mão e o técnico pode ter a manhã ou a tarde toda perdida. Por isso, você precisa de um contrato para prestadoras de serviços.

É uma situação complicada e a uma simples reclamação boca a boca e na internet sobre o seu trabalho podem gerar uma crise de reputação. E ai, o que você faz? Para prevenir essa situação e evitar qualquer problema que trave o trabalho do técnico e te tire da demanda de rotina, sempre faça um contrato para todos os clientes. Se você ainda não implementa esse processo na sua empresa, meu amigo, a hora é agora. A Field vai te livrar de muitas dores de cabeça, que podem até parar na justiça. Nossa intenção aqui, é te convencer sobre a importância do contrato para prestadoras de serviços.

Entregar um serviço de campo superior requer um profundo conhecimento do negócio, não só na área técnica, mas também no relacionamento com o cliente. E prestar um serviço adequado e de alta qualidade, começa seguindo o acordo que está firmado em contrato. Nunca, jamais, feche um serviço de sua prestadora sem ter um contrato para segurança da empresa e também com o que será ofertado durante o tempo vigente.

Sempre ofereça serviços e produtos que realmente possa entregar. Sabe aquela sensação de ver um pizza maravilhosa em um aplicativo de delivery, você varado de fome, justo naquele dia que trabalhou por três, e quando abre a caixa, ela está fria, sem sabor e ainda, o refri sem gás? Putz! Na real, é essa sensação que sua prestadora deve evitar.

Você constrói lealdade com seus clientes se o serviço é responsivo e efetivo. E o contrato é um certificado de seriedade e boa conduta no mercado, não importa seu segmento de atuação.

Por que sua prestadora precisa de contrato com os clientes?

Já falamos lá em cima, mas as palavras-chave aqui são segurança e compromisso! Quer mais motivos? Tudo bem, te daremos:

  • regula todas as questões que envolvem o serviço contratado;
  • define prazos de vigência do serviço;
  • define prazo para o técnico chegar até o local da visita, a partir da abertura da ordem de serviço;
  • sobre troca de peças, estabelece se o custo será da prestadora ou do cliente;
  • determina sobre o uso da ordem de serviço, que pode ser digital;
  • conhecimento sobre a hora certa da visita do técnico;
  • limita o número de chamados por dia/mês/semana;
  • especifica se reparo por negligência do cliente será cobrado a parte;
  • indica as condições de pagamento;
  • possíveis multas;
  • uso de softwares e tecnologias.

O contrato é uma forma de assegurar que não há abuso de ambas as partes. Já pensou uma única empresa abrir cinco chamadas por semana e pagar o mesmo valor que outra que faz apenas um por mês. Não é justo para o bolso não só dela, mas para o da prestadora.

No valor do contrato, você precisa incluir todos os custos, inclusive o de deslocamento e a quantidade de chamadas. Por isso, é importante limitá-la e caso ultrapasse, inclua o pagamento por fora, por exemplo:

Em um mês, o cliente pode abrir até 10 ordens de serviços, na 11, haverá custo extra. Claro que nessas ocasiões, você pode analisar qual é o tipo de reparo. Se for algo muito pequeno, você pode quebrar o galho e abrir essa OS, sem nenhuma cobrança. Ainda mais se for aquele cliente fiel e gente boa, que sempre cumpre o lado dele do contrato.

Você cumpre todas as promessas feitas no momento da venda?

Ao consolidar um contrato, a empresa precisa estar ciente da capacidade para cumprir todas as cláusulas. Principalmente, as que envolvem chamadas de emergência.

Toda essa qualidade constrói um valor de marca que gera respeito e reconhecimento. Lembra daquela pizza? Então, qual a chance de você indicá-la para alguém, e o pior, a experiência traumatizante tem mais chance de ser passada para a frente do que uma notícia boa.

Não descuide do seu relacionamento com o cliente. Muitos pensam que o cliente deve ser encantado apenas no momento da venda. quando o contrato é assinado. Mas é errado! É aí que o negócio começa! Quanto à essa questão, te ajudamos aqui: O relacionamento ideal com os clientes da sua empresa.

Existe também um contrato específico para manutenção de serviço. Mas esse é um tema que vamos te explicar em outro texto separadamente.

A prestadora usa tecnologia específica para equipes externas? Insira no contrato!

Alguns itens que escrevemos como justificativa de contrato podem parecer incomuns a você, entre eles, ordem de serviço e conhecimento sobre a hora certa da visita do técnico. Sim, essas ferramentas existem e são viáveis para qualquer prestadora de serviço. Não estamos chamando sua prestadora como uma empresa qualquer, hein. É no sentido de que todas as prestadoras podem usufruir dessas funcionalidades. Não importa o número de técnicos.

O Field Control é um sistema de gestão para equipes externas. Sabe aquele super-herói que sempre chega na hora certa? Pois é, esse é o Field! Composto por dois módulos, um aplicativo utilizado pelo técnico e também um painel de gestão, no qual você acompanha toda sua equipe em tempo real, é possível potencializar a produtividade em até 40%.

As ordens de serviços são digitais e a prestadora reduz custo com papel e garante mais agilidade na emissão desse documento tão importante. E o cliente sente o uso do sistema pela agilidade nos processos. Ele não precisa mais ligar para o gestor questionando o horário que o técnico chegará. Uma mensagem, enviada por whatsapp ou e-mail, é enviada com os dados do técnico, incluindo foto e a rota em tempo real. Com isso, o cliente sabe realmente quando a visita será iniciada, sem desculpa e enrolação.

Ficou com dúvida sobre como tudo isso acontece? Estamos à postos, esperando sua pergunta ou seu cadastro para um teste totalmente gratuito lá no nosso site: www.fieldcontrol.com.br.

Eduardo Santos

Eduardo é um dos fundadores e responsável pelas operações da Field Control. Trabalha há mais de 12 anos com tecnologia, gestão e processos.