Orçamento Empresarial: O que é e como fazer?

Seja qual for o tamanho da sua empresa, há um ponto que é extremamente importante para que ela cresça de forma sustentável e saudável: o orçamento empresarial. Com ele bem feito é capaz de controlar gastos e otimizar recursos.

Um orçamento empresarial nada mais é que um documento ou ferramenta com todas as informações importante para o funcionamento do seu negócio. Este documento detalha todas as despesas e receitas da empresa. Normalmente, o orçamento empresarial é feito pelo período de um ano, com diversas informações, além de uma análise crítica da situação, do mercado e contemplando os objetivos dos negócios.

A importância do orçamento empresarial é gigantesca. Para qualquer empresa é preciso conhecer seus gastos – e entender onde serão aplicados: investimentos, pagamento de pessoal, etc -, a estimativa de vendas, nível de endividamento e tudo que posso comprometer a parte financeira. Essa ferramenta fortalece a empresa para os desafios e a prepara para as oportunidades de mercado, ajudando na correção de erros de alocação de recursos e trazendo uma visão clara dos gastos e onde cortá-los sem prejudicar a operação.

E como fazer o orçamento empresarial?

Caro empreendedor, só podemos dizer uma coisa: não há mágica, apenas trabalho! E muito! Então, arregace as mangas e comece a trabalhar em cima do seu orçamento empresarial.

#Faça um diagnóstico

Para começar, faça um belo diagnóstico do seu negócio. Estude bem suas finanças e analise, no mínimo, os últimos três anos. Reúna o máximo de informações que puder. Tenha dados como o lucro médio alcançado, os gastos com tributação e outra coisas relevantes.

#Calcule todas as fontes de renda

É sempre importante saber de onde está vindo o dinheiro, não é mesmo? Sendo assim, para ter um orçamento empresarial que realmente ajude sua empresa, mapeie fontes como vendas, investimentos, emprestimos e economias.

#Despesas fixas

Agora que você já tem em vista quais as principais fontes de renda, é preciso listar todas as despesas fixas para seu orçamento empresarial. Considere gastos com aluguel, salários, internet, telefone, taxas de bancos, impostos, hospedagem de site, ferramentas e serviços contratados e seguros.

Essa é a lista dos gastos que você tem conhecimento e previsibilidade para os próximos meses.

#Custos variáveis

Se já falamos das despesas fixas no orçamento empresarial, há, também, os custos variáveis. Estes aparecem de acordo com o aumento da operação, por exemplo. São custos que variam. Aqui, é preciso ter informações de gastos. Entre eles: água, gás, luz,  papel, comissões, publicidade e marketing, transporte, logística, matéria-prima, viagens, eventos, utilização de freelancer, entre outras coisas.

#Despesas únicas

Um ponto importante para o orçamento empresarial é contar com o imprevisto. Por isso, preveja despesas únicas e defina itens que podem aparecer inesperadamente, como a compra de um notebook para substituir um antigo ou gastos que podem ser preparados e orçamentos com antecedências. Considere pontos como: construção, reformas, eletrônicos, material de escritórios, comidas e bebidas, consertos e móveis.

#Faça uma projeção

Agora que já temos todos os dados para nosso orçamento empresarial, é hora de fazermos uma projeção para o período – um ano, por exemplo. É hora de fazer uma estimativa de receitas e despesas. Ainda, a previsão de capital de giro e todos os gastos listados, além da projeção de crescimento.

Tenha tudo isso em uma planilha do Excel ou utilize ferramentas de gestão financeira que podem ajudar e muito na produção do seu orçamento empresarial.

#Olhe os resultados

É isso, seu orçamento empresarial está feito. Então agora é só esperar e ver sua empresa crescer? Não, senhor! Agora é hora de acompanhar o cumprimento do orçamento ao longo do ano. Como toda ferramenta de gestão, o orçamento empresarial pode precisar de reparos e sofrer alterações. É uma medida preventiva, que vai te ajudar no dia a dia da empresa. Porém, precisa ser acompanhado durante todo o período.

Algumas ferramentas que você utiliza para a gestão de outras áreas ou ações podem ajudar na montagem de seu orçamento empresarial. Para empresas que tenham equipes externas, por exemplo, o Field Control, que é aplicativo para prestadores de serviços externos, armazena informações que devem ser utilizadas no orçamento empresarial, como algumas das receitas e gastos, além de mostrar visualmente, por meio de calendário, a previsão dos serviços a serem realizados.

O objetivo do nosso blog é trazer informações de qualidade para que você consiga tocar sua empresa da melhor maneira possível. E um ponto muito importante para gerenciar sua empresa é toda a questão financeira e contábil. Tanto que já falamos de fluxo de caixa e reembolso, itens que impactam diretamente no andamento da companhia.