Sua prestadora usa peças originais?

Existem as peças originais, as falsificadas e as remanufaturadas. Qual será a melhor para utilizar nos seus serviços de manutenção? Será que as originais são as melhores opções? Esse tipo de peça é o tema deste conteúdo e a Field te convida para uma leitura que vai te proporcionar um bom conhecimento.

Não tem como fugir. As prestadoras de serviços utilizam peças. As coisas quebram, precisam ser reparadas.

Sem contar com a necessidade de troca, de acordo com a orientação de cada fabricante.

E nessas situações, o que fazer?

Entre as opções citadas na abertura do texto, qual a sua prestadora utiliza?

Se as remanufaturadas tem interessam, temos um texto só sobre o assunto: Uso de peças remanufaturadas na prestação de serviços.

E sobre as peças falsas, vamos falar logo mais aqui nessa página (elas não merecem um conteúdo para chamar de seu).

A indicação da Field é que você sempre use peças originais.

E seja muito objetivo com os clientes a respeito do uso e importância.

Se te faltam argumentos para convencê-los, não se preocupe, você está no lugar certo.

Peças originais X peças falsas

O que é uma o que é outra? Quem será que ganha a luta nesse ringue?

A Field traz um comparativo para você avaliar e entender o que caracteriza uma peça ser original ou ser falsa.

Peças originais: querendo ou não, o preço é bem diferente das alternativas. São encontradas em lojas do próprio fabricante ou revendedores autorizados. Vem acompanhadas de número de série, nota fiscal e muitas vezes, com a garantia.

Inclusive, caso a troca de peças seja com frequência muito alta nas visitas, a prestadora pode fazer um estoque próprio e não depender 100% de autorizadas e revendedoras. Comprando direto com o fabricante uma quantidade adequada, pode até rolar aquele desconto esperto: Estoque de peças: vale a pena?.

Peças falsas: também são conhecidas como paralelas. Em muitos casos, a falsificação é tão bem feita que é difícil de ser reconhecida como tal. As chamadas réplicas, que é um nome refinado e que soa de uma forma menos criminal, pode ter até código de segurança, o que torna a falsificação imperceptível para o técnico.

Sobre o preço, não se engane. Muitos espertos por aí podem vendê-las até por um preço mais alto que a original, ainda mais em casos de falta no mercado ou quando sai de linha de produção pelo próprio fabricante.

Quando isso acontecer, entre em contato com a empresa responsável e solicite uma alternativa.

Por que usar peças originais?

Além da segurança, você estará atuando dentro da lei.

As peças originais são perfeitamente produzidas pelo fabricante ou empresas que têm acesso a todo o sistema do equipamento.

Desde ter conhecimento sobre as necessidades de segurança, até utilizar materiais adequados que suportem todo o funcionamento daquele aparelho.

Suportam altas e baixas temperaturas e também uso intenso e contínuo.

Sem contar os testes que passam para garantir não só a segurança, mas também que seu rico dinheirinho não seja gasto em vão.

Outro fator também é a garantia. Qualquer problema, a pessoa pode contatar o setor responsável e solicitar reembolso e substituição. Mais que justo, não é mesmo?

E se garantia é algo que te interessa, esses textos aqui vão te agradar bastante:

Uso de peças falsas

“Prevenir é melhor que remediar”. Esse ditado muito falado por sua mãe e avó cabe bem aqui. No nosso caso, peças falsificadas na prestação de serviços, é preciso ter plena consciência sobre o uso e os riscos.

Primeiro, pega muito mal.

Segundo, você não sabe a origem e nem como foi produzida.

Seu cliente deposita toda a confiança na sua prestadora e você chega com uma peça sem procedência nenhuma e que pode danificar o aparelho. E quando isso acontece, qual a explicação?

A prestadora será responsável pelo dano. E se algo acontece, você vai cobrar de quem?

Inclusive, é importante incluir no contrato o uso de peças originais. E caso o cliente insista, fica por conta e risco dele, algum tipo de dano que possa ocorrer.

Qualquer dano realizado no equipamento não terá garantia e o pior, para quem o cliente irá reclamar? O fabricante pode muito bem alegar que a peça não é de responsabilidade dele, pois não a fabricou. E fica o prejuízo de um equipamento que pode ter custado um bom investimento.

Fique atento ao prazo de troca das peças

Se você presta serviço e tem um contrato de manutenção, o responsável por alterar e indicar o momento certo da troca é a própria prestadora.

Algumas ferramentas super facilitam esse processo e te auxiliam a não perder nenhuma troca ou manutenção preventiva (sempre com foco em evitar a corretiva ao máximo, por aí é prejuízo na certa).

E hoje, não tem mais desculpa para deixar a data de troca passar. Existem agendas digitais e outros que podem te auxiliar no meio dessa rotina agitada que a gestão de uma equipe externa vive.

Uma sugestão é o uso do sistema de gestão de equipe externa. Já ouviu falar?

Então, nada mais é que um facilitador da sua vida. Aumenta a produtividade e não deixa nenhum processo passar em branco. Com isso, você não perder nenhuma visita, deixa o cliente feliz e aumenta sua carteira cada vez mais.

Quer entender como funciona? Existem dois passos:

O primeiro é assistir o vídeo abaixo:

Siga em frente…

O segundo passo é agendar uma demonstração agora mesmo. Por que deixar para depois, se você já está com essa oportunidade em suas mãos?

O agendamento é grátis e você tem o poder de testar uma nova era de gestão na sua prestadora.

E aí, topa? É só clicar agendar demonstração e sentir mudanças reais de um dia para o outro.

A sua prestadora pode sim ter uma produtividade acima da média e ser a referência no seu segmento.

Vem com a Field. E se você gostou desse conteúdo, não esqueça de compartilhá-lo.