Recrutamento e seleção de equipe externa

Ter uma equipe engajada e que atue de acordo com os princípios de qualidade de serviços e atendimento da empresa é o desejo de todo empreendedor. Para se ter bons resultados no negócio, é preciso ter um boa equipe que começa a ser organizada já no momento da contratação, com foco no recrutamento e seleção de equipe externa.

Neste texto, vamos abordar sobre como contratar um técnico para sua equipe externa, com foco no aumento da produtividade e qualidade da prestação de serviços.

Ao sentir a necessidade de contratação de um novo técnico para a equipe externa da empresa, ou até mesmo realizar várias contratações para se montar uma equipe nova, na seleção de candidatos, leve em conta os seguintes aspectos:

  • A pessoa precisa ser educada e atenciosa. Os serviços são prestados diretamente na casa ou trabalho do cliente, sem supervisão nenhuma. Então, tratar o cliente com educação e parcimônia é essencial, independentemente do trabalho executado ser excelente;
  • A personalidade no momento da entrevista deve ser avaliada. A pessoa é calma e tranquila? Tem atitudes explosivas e agressivas? Lembre-se que esse técnico será responsável pelo carro da empresa. E estará com seu uniforme em diversos imprevistos e atitudes no dia a dia;
  • Questione o(a)  candidato(a)  sobre o uso da tecnologia. Muitos aplicativos e softwares são aliados das equipes externas proporcionando agilidade, e consequentemente, melhores resultados. Se a gestão aderir a essas tecnologias, os técnicos precisam saber lidar com o uso. Algumas pessoas ainda são resistentes à tecnologia, ainda mais quando relacionada ambiente profissional;
  • Qualificação técnica: o profissional tem experiência na área? Caso o currículo corresponda às expectativas, mas não têm alguns tópicos de conhecimento, invista nele. Esse técnico pode ser lapidado com o passar do tempo. Com o ganho de experiência no dia a dia, é possível torná-lo referência de atendimento.

Ao analisar todos os tópicos acima, o gestor deve estar se questionando como é difícil contratar um técnico para sua equipe externa. Mas a dificuldade de escolher um bom profissional para as empresas é comum em todos os setores.

Por isso, a importância de reter bons talentos. Ainda, pedir indicação de novos profissionais para os técnicos já contratados é uma boa pedida.

Muitos funcionários, quando contratados, se mostram depois de um tempo de experiência, surpresas boas e ruins.

Só é possível mensurar se determinado técnico de equipe externa pode ser membro da empresa com o retorno das primeiras experiências diretas com os clientes.

Entretanto, ter um sistema que possibilite que esse cliente faça uma avaliação do técnico na fase de experiência é importante para mensurar os pontos fortes e fracos daquele atendimento. E nesse âmbito, o uso da tecnologia é extremamente fundamental.

Como fazer o recrutamento e seleção de equipe externa

Quando for contratar um técnico para sua equipe externa já formada, verifique se o candidato está de acordo com as qualidades dos demais profissionais que integram o time.

Claro que ter personalidades diferentes é algo complementar, mas a integração dessa equipe é um dos tópicos de sucesso da prestação de serviço como um todo.

Já quando for contratar um técnico para sua equipe que será formada do zero, é possível dar preferência para pessoas de mesmo nível de experiência. Assim, haverá equalização de conhecimento.

Lembrando que a equipe pode ter um nível de qualidade excelente construído aos poucos, de acordo com o aprimoramento técnico da cada membro como um todo. E claro, do modelo de gestão e liderança.

Portanto, ao longo do tempo, o gestor poderá conhecer quais são as habilidades de cada profissional. Isso contribui para direcioná-lo para os chamados de acordo com a complexidade do serviço a ser executado.

Um outro ponto a ser questionado no período de experiência é o gasto que aquele técnico proporciona. O modo de dirigir está gastando gasolina acima do esperado de acordo com a quilometragem rodada?

Muito tempo para resolver problemas básicos nas chamadas abertas no dia? Notas de reembolso muito altas? Como todo bom gestor já sabe, funcionário produtivo reduz custos da empresa.

Ainda, caso precise de orientação sobre como economizar gasolina na sua frota, acesse nossa orientação sobre o assunto: Saiba como estabelecer a economia de combustível na sua empresa. 

Implementação da tecnologia ao contratar um novo técnico

Construir equipes externas produtivas é o ideal para a empresa de prestação de serviços. Caso a contratação seja efetivada, o gestor precisa compartilhar todos os atributos tecnológicos utilizados na rotina de atendimento.

Mesmo que por um período de experiência, pois dessa forma, será possível acompanhar aquele novo integrante da equipe.

Atualmente, aplicativos próprios para o gerenciamento de equipes externas auxiliam nessa demanda. Além do monitoramento das rotas, o que previne que esse funcionário se desvie de suas funções.

A disciplina em equipes externas é fator essencial, principalmente quando se tem liberdade de locomoção. Por isso, quando esse técnico  inicia seu dia de trabalho, é possível centralizar o foco das atividades e evitar dispersão.

Já que as rotas são feitas automaticamente pelos gestores. A confirmação da realização daquele atendimento também é feita em tempo real. São itens que proporcionam mais segurança no fluxo de trabalho.

Outra vantagem é a mensuração da qualidade daquele atendimento. E se o técnico está apto para atender todas as funções daquela chamada, a partir do preenchimento de um check-list online. Essa ferramenta, assim como as demais, fica disponível no smartphone.

Produtividade na equipe externa

Todas essas atribuições irão contribuir com a produtividade daquela equipe.  Mas sempre que executadas de maneira correta e que corresponda às expectativas da gestão.

Enfim, com todas essas indicações, esperamos te auxiliar a construir a melhor equipe externa para prestação de serviços na sua empresa.

São fatores cotidianos e pequenos detalhes que contribuem para uma boa qualidade de atendimento, como planejamento e gestão aliada aos processos.

Não hesite em romper barreiras e investir em novos passos que irão alavancar seus negócios.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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